Alunos do Curso de Empreendedorismo para a Juventude Rural de Teutônia apresentam trabalhos 

Formatura dos jovens ocorre na manhã desta quinta-feira (14/12) na Sicredi Ouro Branco.

442
Crédito: Tiago Bald / AI Emater/RS-Ascar

Os 20 alunos participantes do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural de Teutônia apresentaram, nesta quarta-feira (13/12), os seus projetos produtivos. Etapa que conclui a qualificação, a apresentação dos trabalhos consolida os conhecimentos compartilhados desde julho, por meio de encontros mensais. “O que buscamos durante todo esse período de atividades teóricas e práticas foi desenvolver as aptidões dos jovens”, explicou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira. 

No decorrer do semestre, os estudantes foram instrumentalizados em temas diversos, que envolviam não apenas oportunidades em sistemas de produção animal e vegetal, mas também em assuntos como turismo rural, agroindústria familiar, produção de base ecológica e importância do associativismo. Questões ligadas a relacionamento intrafamiliar com ênfase em questões geracionais e de gênero, sobre mudanças nos hábitos de consumo, a respeito de educação financeira e de gestão da propriedade rural também foram abordados durante os encontros, em atividades em sala de aula e de campo. 

A intenção, de acordo com Elizangela, foi de construir de forma coletiva, estimulando-os a refletir sobre as oportunidades que envolvem a implantação e a execução de projetos agropecuários, cabendo aos instrutores fornecer o embasamento técnico para a resolução de questões administrativas ou operacionais das propriedades. “Construir possibilidades de permanência dos jovens no meio rural, assumindo o protagonismo de processos de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas para a sucessão rural”, analisa a extensionista. 

Alunos

A capacitação contou com participantes dos municípios de Barão, Fazenda Vilanova, Poço das Antas e Estrela, além de Teutônia, com atividades como oficinas, visitas, dias de campo e outras metodologias.

O jovem Luiz Henrique Lerner (19), de Fazenda Vilanova, afirma que a capacitação foi decisiva para a sua permanência na propriedade rural. “O intercâmbio com os colegas, a troca de conhecimentos e de experiências me permitiu abrir meus horizontes”, comenta Lerner. De família de produtores de bovinos de corte, o rapaz pretende investir em ciclo de recria e confinamento para o rebanho. “O objetivo é melhorar a organização do manejo, aumentando a capacidade dos animais e rentabilizando o negócio”, enfatiza. 

Já a jovem Alessandra Schneider, de Teutônia, apresentou um projeto em que pretende criar uma empresa para a produção e venda de alimentos da horticultura, como tomates, pimentões e alface. Com o lema “o agro de uma forma simples”, a produtora acredita na agricultura como uma forma de melhorar não apenas o meio ambiente de forma sustentável, mas também a vida das pessoas. “A ideia é comercializar, mas também comunicar com o público, ter essa aproximação”, explica, salientando ainda o ideal de busca de um manejo mais limpo, com o mínimo possível de uso de agrotóxicos. 

Alunos apresentaram seus projetos à turma. Crédito: Tiago Bald / AI Emater/RS-Ascar

“A ideia foi a de olhar pra juventude em toda a sua complexidade, focando em aspectos culturais, tecnológicos e ambientais”, comenta o coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) e extensionista da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger.

A organização do curso foi da Emater/RS-Ascar, Cooperativa Sicredi, Certel e Colégio Teutônia, com o apoio das prefeituras envolvidas. A cerimônia de formatura dos jovens e entrega dos certificados ocorre nesta quinta-feira (14/12) no auditório da Cooperativa Sicredi Ouro Branco, a partir das 9h. 

- publicidade -