Programa 1000 Dias de Colinas celebra altos índices de amamentação 

Município já atingiu a meta global de amamentação da OMS até 2030.

507
Crédito: Divulgação

Colinas encerra o ano com mais um resultado expressivo graças ao Programa 1000 Dias, especialmente no que se refere ao cuidado materno-infantil. Este ano, o índice de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida entre crianças acompanhadas pelo SUS através do programa alcançou 70%. Essa prática, que evita a oferta de chás, água ou outros líquidos e alimentos além do leite materno, é recomendada por entidades como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.

A meta global é alcançar 70% de amamentação exclusiva até 2030, objetivo este já atingido por Colinas graças a estratégias eficazes como o pré-natal de qualidade com equipe multiprofissional, o incentivo ao pré-natal do parceiro, apoio contínuo da equipe de Saúde à família durante o puerpério e a implementação de uma agenda de puericultura alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde.

O pediatra da UBD de Colinas, Fausto Steckel, expressa sua alegria em fazer parte do programa. “É fruto da combinação de uma gestão municipal atenta e profissionais de saúde dedicados ao bem-estar infantil. Estes índices, frutos de políticas públicas e esforços individuais, não só fortalecem os laços familiares, mas também são cruciais para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.”

A prática da amamentação exclusiva traz benefícios como a redução de doenças infantis, fortalecimento do sistema imunológico dos bebês e, consequentemente, a diminuição da demanda sobre os serviços de saúde locais. Além disso, promover a amamentação contribui para a prevenção de problemas a longo prazo, como obesidade e doenças crônicas, representando um investimento na saúde futura da comunidade.

- publicidade -