Vale do Taquari é tema no Salão Nacional de Turismo em Brasília

Em 2024 o Brasil terá um orçamento de mais de R$ 4 bilhões, que serão destinados a projetos de turismo em todo o país.

982
Crédito: Divulgação

Entre os dias 15 a 17 de dezembro aconteceu, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Salão Nacional do Turismo, evento que apresenta a diversidade dos destinos turísticos brasileiros, que retornou ao calendário oficial dos eventos nacionais após 12 anos. O Vale do Taquari também foi pauta no evento, que recebeu um público de cerca de 10 mil pessoas por dia. Além disso, foram ministradas palestras informativas sobre o setor, atraindo as pessoas para conhecerem e se aprofundarem na indústria turística.

Segundo o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, que representou a região no painel de turismo religioso com o case do Cristo Protetor, a oferta turística das regiões precisa ser oferecida ao público de acordo com as áreas de interesse. “A Organização Mundial do Turismo (OMT) classifica os eixos de oferta turística e para que possamos ter esta aderência, precisamos escolher corretamente os nossos eixos de atuação e oferta.”

Rossner explica que, para 2024, o Brasil contará com um orçamento de mais de R$ 4 bilhões que serão destinados a projetos de Turismo em todo o país. “É um recorde de investimentos que o turismo terá para investir por meio de projetos destinados aos municípios. Para isso, é muito importante que as prefeituras se organizem, uma vez que todos os projetos desenvolvidos passarão pelas instâncias de governanças, como a Amturvales, no caso do nosso Vale”, comenta.

Ele destaca que o momento do turismo no Brasil passa pelo fortalecimento das governanças regionais, onde os municípios serão contemplados através do planejamento regional. “É uma forma mais organizada e robusta de desenvolver o turismo sem observar as fronteiras geográficas do municípios, mas sim, as regiões de interesse turístico. Afinal, para o turista o que importa é a oferta turística de uma região e não as fronteiras dos municípios. Neste sentido, fico feliz em saber que a Amturvales já trabalha com essa visão há muito tempo e agora isso se torna política pública de desenvolvimento em todo Brasil. É a prova que estamos no caminho certo”, pontua o presidente.

Interlocutores Regionais

Além da agenda no salão, conhecendo a oferta das outras regiões e estados e estreitando laços com outros destinos, o presidente também representou o Vale do Taquari no Encontro Nacional dos Interlocutores Regionais. “Junto com o corpo técnico da Secretaria de Turismo do RS, alinhamos nossas ações de acordo com o que o Ministério do Turismo deseja. Assim teremos mais êxito na busca de recursos e desenvolvimento de projetos. É fundamental que o Vale do Taquari esteja representado nestas ações e busque aproximação com o Ministério, pois há um anseio em desenvolver o turismo em todo o Brasil, e o Vale precisa se inserir neste novo cenário”, finaliza.

- publicidade -