Associações da região receberão apoio via lei de incentivos fiscais

Dentre os municípios contemplados estão Estrela, Lajeado, Teutônia, Westfália e Colinas, entre outros.

723
Uma das contempladas é a Pella Bethânia, de Taquari. Crédito: Divulgação / AI Prefeitura de Taquari

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), após concluir o processo de seleção e análise dos projetos que serão apoiados por meio da sua política de responsabilidade socioambiental, divulgou nesta quarta-feira (27/12) a relação final das entidades contempladas neste ano. Por meio das leis de incentivo fiscal, foram destacadas no Rio Grande do Sul do Sul 54 iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos. O aporte se aproxima dos R$ 2 millhões apenas no Rio Grande do Sul.

O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso do banco em favor de um maior equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o social. “Ao direcionar uma porção dos impostos recolhidos ao longo do ano para projetos locais, o banco assegura que esses recursos permaneçam no nosso Estado, possibilitando a concretização de inúmeras ações voltadas para as pessoas mais vulneráveis. Ações como esta traduzem o comprometimento do BRDE com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse Ranolfo. Os valores serão creditados para todos os projetos até amanhã (28/12).

No processo de seleção das propostas deste ano, houve uma preocupação especial com projetos das cidades atingidas pelas enchentes recentes no Estado, particularmente para atender comunidades do Vale do Taquari. São nove propostas de municípios da região que estão entre as selecionados pelo banco, totalizando repasses em torno de R$ 300 mil.

Projetos

No Fundo Nacional do Idoso, foram vencedores os projetos Pella Cuidado: Integrando pessoas, conectando histórias, da Associação Beneficente Pella Bethânia de Taquari e Recriar Pessoa Idosa, da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado.

Na lei de incentivo ao esporte venceram os projetos Esporte Vida e Saúde Ano 1, da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado, Estrelas do Rugby, do Centauros Rugby Clube de Estrela e Um Saque para a Inclusão, da Associação de Surdos de Lajeado,

Na Rouanet e Audiovisual a Associação dos Pais, Amigos e de Pessoas com Deficiências Visuais de Lajeado será contemplada pelo projeto homônimo, bem como o projeto Corpo em Movimento, da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado. O Terra Gaúcha – Gerações, da EKS Fotografia Ltda., será executado em cidades como Teutônia, Westfália, Lajeado e Colinas.

No Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas), a Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio Faciais receberá recursos para o projeto Reabilitação Auditiva: Fortalecer para Incluir, em Lajeado.

Confira a lista de projetos aprovados:

- publicidade -