JBS firma contrato com a Languiru para processamento de aves

Parceria prevê que a unidade da Languiru em Westfália destinará produtos para a JBS, a partir de fevereiro.

2997
Crédito: Leandro Augusto Hamester

A JBS firmou contrato de industrialização com a Cooperativa Languiru na área de avicultura. A parceria, definida na terça-feira (23/1), prevê que, a partir de meados de fevereiro deste ano, a unidade de aves da Languiru, na cidade de Westfália, passará a prestar serviços de abate de aves fornecidas por produtores integrados da Seara, que é controlada pela JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo.

A parceria entre as duas corporações já era cogitada em novembro do ano passado, quando a JBS assinou o protocolo de intenções com o governo do Estado. Desde então, as equipes do segmento de aves da JBS e da Languiru trabalharam para formalizar a parceria, que acontece antes mesmo do desfecho da situação do Frigorífico de Suínos de Poço das Antas.

Nesta semana, a Languiru anunciou outras duas novidades no segmento de aves: parceria com a Agroaraçá e também a habilitação para exportação ao Chile. Em entrevista ao Espaço Aberto desta quinta-feira (25/1), o presidente liquidante, Paulo Roberto Birck, já dava indícios do avanço nas negociações, oficialmente comunicada na tarde desta sexta-feira (26/1).

“A avicultura é um importante segmento da Languiru, e a prestação de serviços no Frigorífico de Aves integra o planejamento da Cooperativa. Negociações como essa com a JBS nos possibilitam uma projeção de futuro bastante otimista”, avalia o presidente liquidante da Languiru, Paulo Roberto Birck.

João Campos, diretor-executivo da Seara, explica que o Rio Grande do Sul, em virtude de sua vocação produtiva e da força de trabalho qualificada, tem um papel central na estratégia da JBS. “Atualmente, a Companhia está presente em 20 municípios gaúchos, com operações em suínos, aves, couros e alimentos preparados, além de incubatórios e fábricas de rações. Essa nova parceria com a Languiru é mais um passo em nossa estratégia de expandir as parcerias e nossa atuação no Estado”, comenta.

João Campos destaca, ainda, que a manutenção de empregos e renda é outro fator positivo do novo acordo para a região de Westfália. A JBS conta com mais de 17 mil colaboradores diretos no Rio Grande do Sul. Estudo recente realizado pela Fipe mostrou que as redes produtivas ligadas à Companhia são responsáveis por gerar 166.383 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado, 2,7% do total.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

- publicidade -