Westfália adere nova estratégia de monitoramendo do Aedes aegypti

828
Créditos: Divulgação

O município de Westfália fez adesão a uma nova estratégia de monitoramento da presença do Aedes aegypti. A técnica ocorre por meio das Ovitrampas, que são armadilhas para ovos de Aedes agypti e que serão instaladas em 75 pontos na área urbana do Município a partir da próxima semana.

As armadilhas consistem em um vaso de planta sem furo e uma palheta de madeira (eucatex), onde é colocado água com levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito a depositar os ovos no local (ovoposição). Após a instalação da ovitrampa, a equipe da Vigilância Ambiental retornará ao local após cinco dias para recolher a armadilha e realizar a contagem dos ovos. Esta ação será repetida todos os meses, pelo período de um ano.

A partir delas, pode-se calcular a densidade da população do mosquito no Município e quais os locais de maior proliferação, onde outras estratégias complementares serão adotadas.

Cada cidadão é responsável pela revisão do seu domicílio, protegendo assim sua família e comunidade em que reside. É necessário unir forças e redobrar a atenção em tudo que possa acumular água parada!

- publicidade -