Preço do leite ao produtor apresenta terceira alta seguida em janeiro de 2024 

Segundo o centro de estudos da USP, a expectativa é que as cotações do leite cru continuem subindo nos próximos meses.

679
Crédito: Divulgação

Após seis quedas consecutivas em 2023, o preço do leite para o produtor teve, em janeiro de 2024, a terceira alta seguida, de 4,5%, e chegou ao valor de R$ 2,1347 o litro na “Média Brasil” líquida.

Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), do campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP).

Mesmo com a alta, a média está 23,3% abaixo da registrada em janeiro de 2023 em termos reais. Os valores foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro de 2024.O motivo do aumento do preço ao produtor é a menor produção no campo. “O que, por sua vez, tem acirrado a disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores”, aponta o Cepea.

O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea caiu 1,85% de dezembro para janeiro. Já no acumulado do período entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, a captação teve queda de 4,1%.

Segundo o centro de estudos da USP, a expectativa é que as cotações do leite cru continuem subindo nos próximos meses. Entretanto, o consumo e as importações podem influenciar esse cenário. O consumo de derivados, no final da cadeia, é influenciado pelo aumento dos preços dos produtos.

- publicidade -