Centro Vestir&Ser forma usuárias em cursos de corte e costura, crochê e artesanato indígena

Conforme a coordenadora do Centro Vestir&Ser, Édiny Goergen, os cursos são um espaço importante para o desenvolvimento de novas habilidades.

1105
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a formatura das participantes dos cursos de Corte e Costura básico e avançado, Tricô e Crochê Sustentável e Artesanato Indígena, do Centro de Referência Vestir&Ser, em evento na manhã desta quinta-feira (7/3), no Labilá. Os formandos receberam certificados e puderam apresentar os produtos produzidos durante as aulas. Os parceiros do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ministraram curso de empreendedorismo para os usuários, e os parceiros de doações Instituto BRF e a empresa Andrea Feine Cortinas e Persianas também participaram da formatura.

No curso de corte e costura, os usuários aprenderam desde noções básicas até costura e produção de peças de roupa. Os formandos do módulo avançado costuraram as próprias peças para usar na formatura. Os demais cursos também expuseram seus produtos durante a formatura.

Conforme a coordenadora do Centro Vestir&Ser, Édiny Goergen, os cursos são um espaço importante para o desenvolvimento de novas habilidades.

– A maioria dos usuários nunca havia tido contato com uma máquina de costura ou com o crochê e agora já conseguem desenvolver os próprios produtos. A ideia é que, com o aprendizado, isso se torne uma profissão para eles – avalia Édiny.

A professora do curso, Sandra Perotti Ely, relembra que muitas chegaram no início do curso pedindo se a máquina de costura mordia.

– Percebemos o crescimento delas todos os dias. Sempre falo que eles chegaram apagados e foram se iluminando ao longo do curso. Agora, os alunos podem transformar isso em fonte de renda. Alguns ainda têm insegurança em produzir e vender peças para as pessoas, mas elas aprenderam o básico que precisa ser aperfeiçoado no dia a dia – reforça Sandra.

A Secretária do Desenvolvimento Social, Céci Maria Gerlach, reforça a importância dos parceiros em fazer esse curso se tornar possível.

– Esses cursos têm o objetivo de formar pessoas para o mercado de trabalho e oferecer novas opções para os usuários da SMDS e do Vestir&Ser. A assistência social tem essa missão de transformar. Todos os formandos estão de parabéns por persistir e ter vontade de seguir produzindo – ressalta a secretária.

Céci também reforça que muitos usuários não têm condições financeiras de adquirir uma máquina de costura para seguir na profissão. Interessados em realizar doações de máquinas de costura podem buscar o Centro Vestir&Ser.

Participação

Delci Grasel, moradora do bairro Florestal, tratava um câncer quando iniciou o curso. Ela relembra que precisava se ocupar durante o tratamento.

– Eu nunca costurei. O único contato com uma máquina de costura foi na infância quando brincava de costurar. Quando cheguei no curso perguntei ‘Esse bicho morde?’. E hoje tenho certeza que não. Me apaixonei pela costura e participar foi muito bom. E, se tivesse mais módulos, com certeza eu participaria. Quero continuar costurando, mas ainda não tenho uma máquina – conta Delci.

Centro Vestir & Ser
O Centro Vestir&Ser está localizado na rua Borges de Medeiros, número 550, no bairro Centro. Mais informações e dúvidas telefone (51) 3982-1091

- publicidade -