Estrela promove Seminário de Educação Fiscal

Busca por inscrições surpreendeu e vagas limitadas já foram completadas. Evento no próximo dia 14 contará com representantes de 33 municípios e seis painelistas e outras atividades

1098
Crédito: Divulgação/AI Estrela

Está no estágio final os preparativos para o Seminário de Educação Fiscal de Estrela. O evento programado para ocorrer na próxiam quinta-feira (14/3), às 8h. O seminário pretende promover, ao longo de um dia de atividades e palestras, a conscientização fiscal através do esclarecimento de informações e alternativas contábeis em respeito à legislação.

Serão 90 participantes diretos, além de equipe técnicas e palestrantes, representando 33 diferentes municípios de todo o Vale do Taquari e outras regiões do Estado, presentes ao evento marcado para o auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis).

Promovido pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), e organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM), o seminário contará com uma programação diversificada e palestrantes renomados no campo da educação fiscal. A agenda do evento inclui palestras sobre projetos em torno do próprio tema central, práticas locais bem-sucedidas e uma nova abordagem na fiscalização baseada na educação do contribuinte.

Com a presença confirmada de autoridades locais e representantes de diversas cidades que atuam no campo contábil, administrativo e empresarial, o seminário buscará promover o diálogo e a troca de experiências sobre a importância da educação fiscal visando o desenvolvimento social e econômico.

Entre os palestrantes, Rodrigo Fantinel, secretário da Fazenda de Porto Alegre, que compartilhará insights sobre as ações desenvolvidas em Porto Alegre, uma cidade reconhecida por seus baixos índices de inadimplência fiscal. Na palestra “Uma nova forma de fiscalizar baseada na educação do contribuinte”, retratará o case de sucesso na capital gaúcha. “Porto Alegre se destaca por ter um dos menores índices de inadimplência do Brasil. No IPTU, por exemplo, foi de 7,5% no ano passado. Abordaremos uma forma DE fiscalizar baseada na educação do contribuinte, e que resume o foco da gestão: menos atuação e mais participação. Estou ansioso para compartilhar essas ideias e trocar experiências valiosas com todos os participantes”, já destacou ele.

Programação do evento

Seminário Educação Fiscal – Estrela

08h – Recepção, coffee break e credenciamento dos participantes.

09h – Abertura e boas-vindas com autoridades locais.

09h30 – Palestra: Projetos de Educação Fiscal e diferenças entre Educação Fiscal e Educação Financeira, com Tamara Dentee.

10h15 – Boas práticas locais: “Tenda Legal”, “Programa de Incentivo à Adesão da Nota Fiscal Gaúcha pelos CPM’s das Escolas Municipais”, com Felipe Diehl e Equipe de Fiscalização Tributária de Estrela

11h – Palestra: Uma nova forma de fiscalizar baseada na educação do contribuinte, com Rodrigo Fantinel.

11h45 – Intervalo para almoço.

13h15 – Palestra: Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social, com Luana Ecker.

14h – Palestra: História dos tributos PIT e reforma tributária, com Silvino Huppes e Matias Huppes; e Educação Fiscal/projetos nas escolas com Maria Carine dos Reis Scheuermann (Essencial Assessoria).

14h45 – Palestra: Desafios na elaboração de projetos de educação fiscal com a BNCC e boas práticas em municípios gaúchos, com Giane Maria Zago.

16h30 – Entrega dos certificados e coffee break de encerramento.

- publicidade -