Lajeado lança o Programa 4E de escola em tempo integral

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, avalia que é um projeto muito especial, já que foi planejado para reforçar a qualidade do aprendizado dos alunos.

1179
Crédito: Divulgação/AI Lajeado

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), lançou, na tarde desta quarta-feira (6/3), o Programa 4E de escola em tempo integral. O novo projeto é baseado em quatro “Es”: Escuta, Equidade, Estímulo e Esporte. No primeiro ano, participam alunos de 6º ao 9ºano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, e Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio.

No total, cerca de 40 alunos foram selecionados para participar do projeto. Os encontros serão em segundas, quartas e sextas-feiras nas EMEFs, à tarde, conduzidos por uma equipe multidisciplinar. As aulas contam com atividades relacionadas ao esporte, música, artes, criação, habilidades socioemocionais, empreendedorismo e recomposição de aprendizagem por meio de atividades lúdicas.

Conforme a coordenadora pedagógica da SED, Bruna Mendel, o projeto 4E foi planejado para atender o público adolescente no contraturno, e que atualmente não era contemplado na rede municipal.

– Para atender e instigar o público adolescente, precisamos desenvolver atividades atrativas e que potencializam o aprendizado dos estudantes. As aulas são planejadas para desenvolver novas habilidades e também preencher lacunas no aprendizado – explica Bruna.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, avalia que é um projeto muito especial, já que foi planejado para reforçar a qualidade do aprendizado dos alunos.

– Não é só mais um turno dos alunos na escola. É um turno em que vamos trazer metodologias diversificadas para que os alunos possam desenvolver habilidades, gerar competências e se descobrirem. É um pacote completo para os alunos da nossa rede. Estamos sempre em busca de uma educação que transforma – ressalta Adriana.

– Desejamos que nossos alunos possam experimentar cada uma dessas áreas do ensino e da educação e que se desenvolvam ainda mais. Os professores que vão acompanhar esses alunos têm muito conhecimento para ser compartilhado – avalia o prefeito Marcelo Caumo.

As atividades do projeto iniciam nas escolas na sexta-feira, (8/3).

- publicidade -