Aumento na produção de carnes garante abastecimento interno e exportações

Esse incremento reflete no aumento da disponibilidade interna, estimada em 21,12 milhões de toneladas, garantindo o abastecimento no mercado brasileiro.

1334
Créditos: Divulgação/Conab

A produção das três principais carnes do país deve chegar a 30,88 milhões de toneladas neste ano. O número representa um crescimento de 3,9% em relação a 2023. Esse incremento reflete no aumento da disponibilidade interna, estimada em 21,12 milhões de toneladas, garantindo o abastecimento no mercado brasileiro. É o que mostra o quadro de suprimento de carnes divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Bovinos e suínos

Para a carne bovina, o panorama esperado é de aumento na produção, retomando a marca de 10 milhões de toneladas, volume atingido nos anos de 2006 e 2007. 

A disponibilidade interna do produto deverá chegar a 6,6 milhões de toneladas, se mantendo próximo à estabilidade, com um leve aumento de 0,2%, enquanto que as exportações devem ficar em torno de 3,5 milhões de toneladas. 

Também é esperada uma maior exportação da carne suína em 2024. Para este ano é esperado um volume exportado de 1,29 milhão de toneladas, 6,6% superior em relação ao ano passado. 

Avicultura de corte 

Para a avicultura de corte também é esperado um aumento de 1,5% na produção neste ano em comparação com 2023, sendo estimada em aproximadamente 15,4 milhões de toneladas. O maior volume produzido possibilita uma elevação na disponibilidade do produto no mercado interno de 4,3%, podendo chegar a 10,3 milhões de toneladas, a terceira maior da série histórica. 

Ovos

De acordo com a estimativa da estatal, a produção para 2024 deve atingir um novo recorde e chegar a 41,1 bilhões de unidades de ovos para consumo. Com este volume, a disponibilidade per capita do produto deve se manter estável, estimada em 200,2 unidades por habitante ao ano.

- publicidade -