Eventos são cancelados ou adiados após a catástrofe

247
Guilherme Engster (e) e Renato Scheffler comentaram o cancelamento durante entrevista no Grupo Popular / Crédito: Lucas Leandro Brune

Solidários à maior catástrofe natural da história do Vale do Taquari e do Estado, muitos eventos são adiados ou até mesmo cancelados, dependendo da possibilidade. Imigrante foi o primeiro a cancelar toda a programação do aniversário de 36 anos, prevista de 9 a 12 de maio, inclusive com Show da Família da Rádio Popular no próximo domingo. A Fenachim de Venâncio Aires seguiu a mesma linha e também cancelou a edição deste ano, às vésperas de sua abertura (3/5).

O Grupo Popular de Comunicação adiou o lançamento de eventos e projetos 2024 previstos para o dia 3 de maio, porém posteriormente cancelou esta programação, sem previsão de nova data. O objetivo era apresentar ações para parceiros e autoridades.

O 4º Festival Popular da Canção seguirá com as inscrições abertas para os candidatos, mas as datas de realização serão reavaliadas pela organização. A 6ª Supercopa Popular de Futsal também terá suas datas de reuniões e início reagendadas. O 2º Fórum Coopop, previsto para 28 de maio na Festa de Maio, também será adiado para nova data a ser definida pela comissão. Os dois Shows da Família – Imigrante e Teutônia – foram cancelados.

Outro evento teutoniense adiado será o Prêmio Destaques da Economia, que ocorreria dia 23 de maio. A premiação para empresas e produtores rurais que se destacaram será realizado em nova data, ainda não definida pela organização.

Em Estrela, o tradicional Festival do Chucrute também sofreu cancelamento por conta das destruições. Eventos e encontros de Corais, de Terceira Idade, de senhoras da Oase e de comunidades foram transferidos ou cancelados.

Em Lajeado, até mesmo os eventos empresariais foram adiados. A CDL Lajeado anunciou, na tarde de segunda-feira (6/5), o cancelamento da 22ª Convenção CDL Lajeado, que estava prevista para o dia 20 de junho e que será reagendada para 2025. A diretoria também autorizou a suspensão da cobrança da mensalidade das empresas associadas que foram atingidas pelas águas por três meses e confirmou o apoio à campanha S.O.S Vale do Taquari, promovida pela CIC VT.

Sob análise

O Trem dos Vales tem sua programação prevista para o segundo semestre, com passeios a partir do mês de julho. O presidente da Amturvales, Charles Rossner, diz que a manutenção dos roteiros está sob análise e não houve mudanças, pois há um longo período até lá. Quanto à infraestrutura da ferrovia, “ainda não temos o panorama da Rumo [concessionária], que é responsável pelos trilhos, mas levantamentos preliminares dão conta de danos pontuais e de pouca monta”, destaca Rossner.

Festa de Maio cancelada:

consenso e empatia

Na segunda-feira (6/5), a CIC e a Prefeitura de Teutônia comunicaram o cancelamento da Festa de Maio 2024, que ocorreria de 28 de maio a 2 de junho. “Neste momento a prioridade está em salvarmos vidas e reconstruirmos o Estado”, diz trecho da nota. O presidente da CIC Teutônia, Renato Scheffler, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do Município, Guilherme Engster, apresentaram os motivos para o cancelamento da Festa de Maio. Scheffler preside e Engster é o vice-presidente da comissão organizadora da feira.

O assunto já vinha sendo discutido desde quinta-feira (2/5). Na sexta-feira ainda havia incógnita sobre as estradas e a situação das pessoas, então a conversa foi adiada até segunda. “Foi um consenso, porque todos estão acompanhando o que o Estado está passando, principalmente com nosso Vale do Taquari muito atingido. Então não há como fazer um evento dessa magnitude, e entendemos ser prudente o cancelamento em função de todos que perderam suas coisas, produções, vidas”, disse Scheffler.

A decisão inicial é de cancelar o evento para o ano, e o assunto deve ser retomado no fim de 2024 ou no início de 2025, visando decidir a nova data da feira. Há possibilidade de o evento ser realizado em 2026, em virtude dos 45 anos de Teutônia. “No momento não estamos pensando nisso, mas sim em sermos solidários e auxiliar outros municípios”, seguiu Scheffler.

As estruturas para a montagem do parque de eventos ainda não haviam sido encaminhadas, o que reduziu o custo do cancelamento. “Quanto aos shows, é uma situação totalmente delicada, e acredito que os artistas compreenderão”, citou Scheffler.

A CIC fará contato individual com os expositores para tratar sobre o reembolso do valor dos estandes. Mais informações sobre os estandes pelo telefone (51) 3762-1233.

Para quem adquiriu ingressos antecipados para a grade de shows da Festa de Maio pelo site oficial do evento ou em pontos de venda nas modalidades cartões e PIX, o estorno será realizado pela ticketeira “Minha Entrada”. Para quem adquiriu ingressos em dinheiro nos pontos de venda, o reembolso ocorre nos mesmos pontos de venda mediante devolução do ingresso, a partir do dia 13 de maio. Mais informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo telefone (48) 3053-9119 ou pelo e-mail [email protected].

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui