Matilha dos Vales inicia caminhada nos playoffs da segunda divisão do Brasileirão de Futebol Americano

697
A equipe entra em campo no domingo para o primeiro jogo do mata-mata // Crédito: Divulgação

Os playoffs dasegunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano iniciam no domingo (3/11) para a Matilha dos Vales. A equipe gaúcha entra em campo às 9h para o duelo com o Londrina Bristlebacks, no Estádio Uady Chaiben, em Londrina/PR.

O presidente da Matilha dos Vales, Jean Carlo, destaca que o duelo será desafiador, especialmente pela viagem e logística dos atletas. “Nossa maior preocupação é viajar. A situação é bem complicada, o cenário é totalmente desfavorável, mas vamos trabalhar muito para entregar tudo que temos em campo. Perdemos diversos atletas por conta da viagem, fora o desgaste, privação de sono e alimentação. Alguns não conseguiram a dispensa do trabalho e ainda são dúvidas para a partida”, aponta.

Campanha

Na fase de grupos, a equipe gaúcha esteve na Chave C, se classificou ao terminar no 2º lugar, com duas vitórias e duas derrotas em quatro jogos, e alcançou o 8º lugar na classificação (seed 8).

No primeiro compromisso, a Matilha dos Vales venceu o Erechim Coroados por uma posse, pelo placar de 19 a 16, em confronto disputado em Erechim. No jogo seguinte, a equipe conheceu sua primeira derrota, em partida com o líder da conferência, Bravos FA, pelo placar de 26 a 7. O duelo foi realizado no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

A Matilha dos Vales venceu o confronto com o Erechim Coroados, com o placar de 27 a 0, com o domínio total da partida, válida pela terceira rodada. Para fechar a primeira fase, a equipe foi novamente derrotada para a Bravos FA, pelo mesmo placar da segunda rodada, 26 a 7.

Desafios da fusão

Em seu primeiro ano como Matilha dos Vales, a equipe do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo é fruto de uma fusão do Bulldogs, de Venâncio Aires e Chacais, de Santa Cruz do Sul. A união foi realizada tanto pela proximidade geográfica dos dois times como pela necessidade de mais jogadores no plantel, um dos critérios mais exigidos na modalidade.

Atualmente, a organização ainda conta com times em outras duas categorias: Flag Football Masculino e Flag Football Feminino. Somadas todas as modalidades, a Matilha dos Vales tem cerca de 70 jogadores, incluindo dois atletas dos Estados Unidos, contratados para a disputa do Brasileirão.

Jean Carlo ressalta que ainda existem necessidades e carências em algumas posições, como das linhas ofensiva e defensiva. “É mais complicado de formar e manter jogadores dessas posições, por conta do perfil físico ser muito específico. De modo geral, conseguimos ter uma boa quantidade e variedade em todas as funções”, afirma.

Com experiência de 18 anos no assunto, Jean destaca que manter uma equipe de futebol americano é um desafio diário. “Lutamos sempre, estamos crescendo rapidamente, mas sempre com os pés no chão. A cada dia que temos mais trabalho, fica mais fácil”, ressalta.

Os treinamentos da equipe são realizados no Parque da Oktoberfest, assim como os recrutamentos de novos jogadores.

- publicidade -