Escola de Estrela recebe doação de R$ 25 mil de grupo de alemães

448
Alunos organizaram apresentações de dança e música para agradecer a visita e doação dos alemães / Crédito: Júlia Amaral

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cônego Sereno Hugo Wolkmer, localizada no Bairro Auxiliadora, recebeu na tarde de terça-feira (12/11) a visita de sete alemães, moradores da pequena cidade de Frankena. O grupo doou R$ 25 mil para a escola, que foi duramente atingida pela enchente de maio. Outras duas escolas do estado também receberão doações da mesma comunidade da Alemanha.

Assim que souberam da enchente de maio, o grupo se mobilizou para ajudar os amigos brasileiros, pois já conheciam o Brasil, o Rio Grande do Sul e Estrela. Para arrecadar a verba, organizaram uma festa no dia 4 de junho, comemorando os 25 anos da conexão com o Brasil. No período, eles receberiam a visita de brasileiros, que não conseguiram viajar porque o Aeroporto Internacional Salgado Filho estava fechado.

Toda a festa e as apresentações foram realizadas de forma gratuita e feita para arrecadar doações. O vilarejo, que tem cerca de 270 moradores, chegou a receber 350 pessoas para o baile. Depois disso, Euclides Wülfing, amigo estrelense dos alemães, foi o responsável por encontrar uma escola que necessitava da doação.

“Eles pediram para eu entrar em contato com uma escola que realmente precisasse, porque para eles é muito longe, e eles não tinham ideia da dimensão da enchente. Tem muitas escolas que nem vão voltar porque precisam de um prédio novo. Então, entrei em contato com essa escola e conversei com a diretora. Avaliamos a situação, repassei para eles, e eles aprovaram e resolveram ajudar”, conta Euclides.


Com 350 alunos, a EMEF Cônego recebeu a doação do grupo para reformas necessárias após a enchente / Crédito: Júlia Amaral

Festa para receber os alemães

O grupo foi recebido pelos alunos com cartões de agradecimento e apresentações de músicas alemãs e danças tradicionais gaúchas. Também foi apresentado um vídeo que mostra a situação da escola após a enchente, com cerca de 6 mil livros perdidos, 45 computadores danificados e as marcas de água que chegaram até o teto. Atualmente, a EMEF Cônego atende 350 alunos.

Para a diretora da escola, Raquel Cristina da Costa, o valor doado chega em boa hora. “Toda ajuda é bem-vinda, especialmente nessa época de fim de ano. Aqui tivemos que trocar o piso, o que teve um custo muito alto. Agora, recebemos condicionadores de ar da Secretaria de Educação e estamos substituindo todos, porque as crianças estavam sem ar. Alguns brinquedos que as crianças já estavam solicitando e que eu não conseguia adquirir, agora vamos poder comprar para o Natal, para que tenham essa alegria no fim do ano”, ressalta.

Após a entrega do cheque, os alunos se organizaram para abraçar e cumprimentar o grupo em agradecimento. Após a passagem por Estrela, o grupo seguiria para Ivoti e São Leopoldo para fazer novas doações.

- publicidade -