Os vereadores de Fazenda Vilanova apresentaram, na sessão ordinária realizada nessa segunda-feira (24/3), três indicações assinadas por todos da Casa. As sugestões encaminhadas ao Executivo foram apresentadas pelo vereador Marcos Roberto de Souza “Codécio”.
A indicação nº 18/2025 sugere um aumento nas diárias dos motoristas da Administração Municipal, a partir da revisão dos valores. O assunto já foi trazido à tribuna na sessão anterior, explicando que o valor atual, de R$ 50, é insuficiente para o motorista almoçar e lanchar quando precisa ficar um dia inteiro fora da cidade.
A indicação nº 19/2025 pede à Secretaria de Obras a reforma urgente da Rua Imigrante. Na reunião passada houve a participação do morador Valdenir Oestraich. Ele explicou que, em dias de chuva, entra até 50 centímetros de água para dentro das casas. Sugeriu que seja feita a encanação da água.
A indicação nº 20/2025 pede à Secretaria de Obras que seja cumprido o disposto da lei 834/2007, referente a metragem das estradas municipais, em especial a largura das vias públicas municipais.
Este assunto também repercutiu na sessão anterior, com relato de ofensas dirigidas a um servidor por parte de morador que não concorda com o alargamento. O trecho mais crítico é de uma subida com curvas, nas proximidades da Linha Juliana e Matutu.
Projetos aprovados
Na ordem do dia, foram aprovados quatro projetos de lei. O de nº 033/2025 altera artigo da lei 2.350/2025, que cede um estagiário à Delegacia de Polícia de Fazenda Vilanova, ampliando a possibilidade a estudantes de nível superior, independente do curso.
O projeto nº 034/2025 cria o cargo de Fiscal Sanitário Municipal. O projeto nº 035/2025 institui o Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Superior Protagonistas do Amanhã, para auxiliar no custeio de despesas dos estudantes de cursos presenciais e define as regras para adesão.
O projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2025 altera o título e preâmbulo da Lei Orgânica, além de retirar artigo inconstitucional.
Debates na tribuna
Os vereadores Marcos Roberto de Souza, Sérgio Cenci Sobrinho e Álvaro da Silva Brandão teceram elogios à comunidade de Nova Westfália pela realização da festa e o envolvimento de pessoas da comunidade na causa voluntária e comunitária.
Outro tema trazido foi a importância de apoiar os investimentos para a construção da UTI do Hospital Ouro Branco, de Teutônia, que atende a comunidade de Fazenda Vilanova. Vereadores vilanovenses estiveram na reunião e estarão mobilizados em buscar recursos junto a deputados. Foram sugeridas ideias também para participação da comunidade, com divulgação do pix para contribuições e banners para estimular as pessoas a contribuírem.
A necessidade de reformas na Escola Fazendinha também foi apontada pelos vereadores que visitaram a instituição. O mais urgente é uma reforma elétrica, pois a rede não está preparada para a quantidade de aparelhos hoje usados. Com o tempo, uma reforma geral também será importante, na avaliação dos vereadores, já que a construção tem mais de 60 anos.
Leo Mota esclareceu sobre a lei que entra em vigor nesta quinta-feira (27/3), referente à proibição aos caminhões que trazem lodo para colocar em solo do município. A ressalva é apenas para este tipo de material, conforme encaminhado à Fepam, não atingindo o transporte de estercos.
Durante a sessão, o presidente Álvaro da Silva Brandão apresentou o BanLegis, o Banco de Ideias Legislativas, que visa dar voz a mais pessoas na construção da cidade.