O município de Poço das Antas será palco do 2º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada, no dia 7 de maio, integrando as comemorações do aniversário da cidade, celebrado em 12 de maio. A atividade marca a abertura oficial da programação festiva. O programa Espaço Aberto desta segunda-feira (28/4) recebeu Ricardo Cord, extensionista da Emater de Poço das Antas para detalhar o evento.
Programação do Seminário
O evento contará com atividades no turno da manhã e da tarde. No período da tarde, estão previstas três palestras técnicas:
Importância da escolha da qualidade das mudas e implantação dos pomares
Palestrante: Engenheiro Agrônomo Cleber Zortéa, do Senar.
O tema abordará a importância de escolher mudas de qualidade e realizar a correção do solo antes do plantio.
Alternativas de cultivo: foco no maracujá
Palestrante: Engenheiro Agrônomo Leonardo André Schneider, de Brochier.
Brochier já possui experiência consolidada na produção de maracujá e na instalação de agroindústrias.
Expansão das culturas da uva e dos citros
Palestrantes: Professor Sérgio Francisco Schwarz, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (URI), e o enólogo Thompsson Benhur Didoné, da Emater.
A palestra abordará os principais desafios e estratégias para o manejo de pragas e doenças nestas culturas.
Fruticultura Diversificada: Uma Alternativa Sustentável
Segundo Ricardo Cord, extensionista da Emater de Poço das Antas, a diversificação da produção é essencial para a sustentabilidade das pequenas propriedades da região. Tradicionalmente voltada para integrações de aves, suínos, leite e silvicultura, a matriz produtiva local enfrenta desafios como a mecanização crescente e a necessidade de grandes investimentos.
Desde 2017, Poço das Antas aposta na diversificação agrícola, promovendo o cultivo de uma grande variedade de frutas, como manga, uva, figo, caqui, maracujá, banana, entre outras. Cerca de 15 famílias vivem hoje da fruticultura no município, comercializando para a merenda escolar, feiras locais e até para o CEASA.
Mercado em Expansão e Oportunidades
A demanda por frutas locais de qualidade é crescente, e os produtores de Poço das Antas conquistaram espaço no mercado graças ao sabor e à excelência dos seus produtos, especialmente no cultivo de citros, como a bergamota poncã. A fruticultura regional pode se beneficiar de problemas enfrentados em outros estados, como São Paulo, onde a produção de citros tem sido afetada pela doença greening.
O seminário é voltado tanto para produtores comerciais quanto para interessados em cultivar frutas para consumo próprio, incluindo quem deseja conhecer melhor o setor ou vislumbra investir no futuro.
Inscrições e Participação
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da Prefeitura de Poço das Antas (www.pocodasantas.rs.gov.br). Quem encontrar dificuldades para se inscrever online pode buscar auxílio na Emater ou nas Secretarias da Agricultura dos municípios da região.
A organização reforça a importância da inscrição, principalmente para os participantes da manhã, visando à organização do almoço gratuito, oferecido pelo Sicredi.
Mesmo quem não conseguir se inscrever antecipadamente poderá participar, sendo muito bem-vindo ao evento.
Confira a entrvista na íntegra: