Sicredi leva sustentabilidade e ODS da ONU às escolas de Teutônia

98
Crédito: Ariana de Oliveira

A sustentabilidade, os direitos humanos e a equidade social passaram a fazer parte do cotidiano de alunos e professores das escolas municipais de Teutônia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sicredi Ouro Branco e a administração municipal, que entregou recentemente kits dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para 22 educandários da cidade, da educação infantil ao ensino fundamental, incluindo instituições da Rede Sinodal e, em breve, também da Rede CNEC.

Raquel Schwingel, colaboradora da Sicredi, explica que essa ação amplia o alcance dos programas já desenvolvidos pela cooperativa, como as cooperativas escolares e a educação financeira. “O objetivo é aproximar a educação desses 17 desafios globais que a humanidade tem para buscar o desenvolvimento sustentável. Teutônia foi a cidade pioneira nesse processo, e o movimento deve se expandir”, destaca.

Além de conteúdos didáticos, a proposta estimula a construção de projetos políticos-pedagógicos que envolvem as esferas sociais, ambientais e econômicas, com enfoque em ações locais. A inserção dos ODSs acontece de forma transversal, integrando diferentes áreas do conhecimento. “Eles são provocados a sair das caixas tradicionais. A escola de hoje precisa promover descobertas no território onde está inserida”, defende Raquel.

As cooperativas escolares, por exemplo, envolvem apenas crianças e adolescentes, com foco em liderança, participação cidadã e empreendedorismo. “É um programa que prepara o jovem para ser agente de transformação da sociedade”, afirma a colaboradora, reforçando que Teutônia foi o berço dessa iniciativa dentro da Sicredi Ouro Branco.

A proposta também se apoia no ODS 17, que trata justamente das parcerias para a implementação dos objetivos. “A sustentabilidade se fortalece quando temos a união de diferentes atores, sociedade civil, poder público, escolas e cooperativas”, reforça Raquel.

Em 2025, as cooperativas são reconhecidas oficialmente pela ONU como instituições promotoras dos ODSs, e a Sicredi Ouro Branco figura entre as mais atuantes nesse campo. Para Raquel, o caminho para um futuro melhor começa no presente. “Cada um pode olhar para seus hábitos, sua forma de vida, e gerar impacto positivo a partir de onde está. Isso é educação para a sustentabilidade.”

Confira a entrevista na íntegra:

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui