
Entre os vales e a região serrana, com pouco mais de 3 mil habitantes, está Imigrante: um município próspero e de destaque, que completa 37 anos de história e desenvolvimento nesta sexta-feira (9/5). Em meio à reconstrução, após grandes danos deixados pela enchente histórica de maio de 2024, muitos são os motivos para celebrar esta data especial.
Criado no ano de 1988, o nome do município é uma homenagem aos imigrantes europeus – alemães e italianos – que colonizaram o local. A economia é diversificada, sendo proveniente da indústria, comércio, serviços e produção primária. A cultura é uma mescla das heranças alemã e italiana, que podem ser identificadas nos estilos das construções, por exemplo.
Os motivos para comemorar são diferentes. Segundo o prefeito Germano Stevens, são 37 anos de uma história construída com trabalho, união e amor por Imigrante. “Temos uma cidade limpa, organizada, acolhedora, com serviços públicos que evoluem constantemente. O povo de Imigrante é trabalhador, respeitoso e comprometido com o bem comum – e isso reflete em tudo que conquistamos”, comenta. Para ele, celebrar a data é reconhecer o esforço de cada cidadão e cidadã que fez e faz parte da trajetória imigrantense.
“O maior legado de Imigrante é a força da sua gente”, completa. A história de Imigrante foi escrita por imigrantes que superaram dificuldades, preservaram a cultura e desenvolveram a economia com trabalho e fé. “Essa essência permanece viva. O que somos hoje é fruto dessa base sólida: uma comunidade que valoriza suas raízes, respeita o passado e seu próximo, constrói o presente e acredita no futuro”, destaca.
Stevens agradece aos imigrantenses por fazerem parte desta história de 37 anos. “Que sejam comemorados com orgulho, mas também com esperança no que ainda vamos construir juntos. Continuamos enfrentando desafios, mas com união e coragem Imigrante segue em frente, mais forte do que nunca. Que nunca nos falte amor por nossa terra, espírito de cooperação e fé no amanhã. Parabéns, Imigrante”, deseja.
Reconstrução de Imigrante
O último ano foi de reconstrução. Imigranteo foi um dos municípios mais atingidos, em danos estruturais, do Vale do Taquari. Para Stevens, é uma grande responsabilidade estar à frente de Imigrante neste momento. “Vivemos recentemente a maior tragédia climática da nossa história, e mesmo assim a população deu um exemplo de resiliência e solidariedade. Isso me emociona e me fortalece. Ver a comunidade unida, se ajudando, reconstruindo, é algo que me motiva todos os dias. Estar prefeito, neste momento, é ter a missão de cuidar das pessoas, proteger vidas e garantir que Imigrante continue no caminho do progresso”, considera.
É momento de comemorar!
Imigrante celebra os 37 anos de emancipação com quatro dias de programação especial, que reunirá cultura e música no Ginásio Municipal Arnoldo Rex. As atrações iniciaram nessa quinta-feira (8/5) e seguem até o domingo (11/5), sendo todas gratuitas para toda a comunidade e região.
Inicialmente agendada para 2024, a festa foi transferida para este ano em virtude da enchente. A programação, segundo o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, foi construída em conjunto com uma produtora cultural, a qual encaminhou um projeto de Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e conseguiu aprovação. “São vários estilos musicais, para todos os gostos e idades. Toda a programação é gratuita e acontece dentro do Ginásio Municipal, onde também haverá pontos de comercialização de comes e bebes”, revela.
A expectativa da comissão organizadora é reunir um bom público nos quatro dias de programação, considerando a variedade de atrações. “É momento também de celebrarmos a reconstrução após a enchente. Praticamente tudo já está reconstruído e estamos trabalhando para melhorar ainda mais. E agora queremos comemorar os 37 anos de emancipação política, de muita luta e muito trabalho, que fazem de Imigrante esse lugar belíssimo de se viver”, enaltece o secretário.
Programação completa:
Sexta-feira (9/5)
14 horas – Baile da Terceira Idade, com JD e Companhia
19h30 – Orquestra Jovem de Imigrante (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
20h30 – O Bando (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
21h30 – Alpha Rock (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
23 horas – Vera Loca (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
Sábado (10/5)
13h30 – Encontro de Soberanas
16 horas – Grupo Gemp (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
17 horas – Grupo de Danças Alemãs Sonnenlicht (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
18 horas – Acústica Rock (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
19 horas – Fox Hunters (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
20h30 – Ines Rizzardo (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
21h30 – Gauchada Galponeira (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
23 horas – Banda GDÓ (Parte Cultural da 4ª Expofesta – Pró-Cultura RS)
Domingo (11/5)
13 horas – Show da Família do Grupo Popular de Comunicação
Banda Legal (13h), Super Banda Choppão (14h), Tchê Chaleira (15h), Banda Sul Brass (16h), Banda Universitária (17h), Guilherme Mecca (18h) e DJ Bottezzini nos intervalos
15h30 – Cerimônia de Aniversário