A sexta edição da Jornada Técnica do Setor Alimentício acontece entre os dias 20 e 22 de maio no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, e promete ser um dos maiores encontros do setor no Sul do Brasil. O evento reúne produtores, processadores, fornecedores, distribuidores e profissionais da cadeia de alimentos em uma programação que soma cerca de 30 palestras, com exposição de mais de 50 marcas regionais e multinacionais.
Para falar sobre a programação e os destaques do evento, o programa Espaço Aberto recebeu nesta segunda-feira (12/5) Ronald Markus, coordenador do Seminário de Carnes e Derivados, e Verenice Immich, integrante da comissão organizadora da Jornada.
Durante a entrevista, Ronald destacou que o Seminário de Carnes e Derivados, que integra a programação da Jornada, terá como foco exclusivo a carne suína — abordando o tema “do campo à mesa”. “A proposta é discutir desde o manejo, genética, legislação, inovação até o desenvolvimento de novos produtos. É uma imersão completa nesse setor tão representativo para o Brasil e, especialmente, para a nossa região”, explica.
Entre os nomes confirmados no seminário, estão Werner Meincke, pioneiro na introdução da inseminação artificial suína no Brasil, e Charli Beatriz Ludtke, referência nacional em bem-estar animal. “Hoje, bem-estar animal é um critério fundamental para garantir a qualidade da carne que chega à mesa do consumidor, e essa temática será amplamente abordada”, acrescenta Ronald.
Outros temas que compõem a grade do seminário incluem modulação biológica nas granjas, inocuidade da carne suína (qualidade e segurança alimentar), desenvolvimento de produtos fora do sistema de refrigeração — o que representa inovação importante para o mercado — e uma análise de mercados futuros, com palestra de José Roberto Conceição, diretor da BRF.
A programação geral da Jornada Técnica também contempla outros importantes encontros: o 21º Workshop em Alimentos, o 3º Seminário de Carnes e Derivados, o 2º Seminário de Inovação, o 3º Seminário de Qualidade e Segurança de Alimentos e o 5º Meeting Empresarial.
A palestra de abertura, no dia 20 de maio, trará o tema “Futuro da saudabilidade: o que vem por aí?”, com o cofundador da Nutri Ingredientes SSIT, Adriano Pegorelli, discutindo tendências que devem moldar a alimentação nos próximos anos.
Segundo Verenice, a Jornada Técnica é hoje o maior evento do setor alimentício no Sul do Brasil. “Vem gente de todo o país para cá. Temos uma programação extensa todos os dias, com muito conteúdo técnico e espaço para networking. Já estamos no terceiro lote de ingressos e a expectativa é superar o número de participantes da edição anterior, que contou com mais de 900 pessoas”, relata.
A entrada para visitar os estandes da feira é gratuita mediante credenciamento. Já para acompanhar a programação técnica, o investimento atual é de R$ 176, no terceiro lote.
O evento é uma realização do Grupo Técnico em Alimentos (GTA) e do Grupo Técnico em Proteína Animal (GTPA), com apoio de entidades como a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), além de empresas e instituições do setor.
“É uma grande oportunidade de adquirir conhecimento, atualizar-se com as inovações tecnológicas e estabelecer parcerias. O networking é um dos maiores diferenciais do evento”, conclui Ronald.
Confira a entreista na íntegra: