
A Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia iniciou a distribuição de um novo dispositivo para aplicação da insulina NPH. O medicamento, agora disponibilizado em caneta reutilizável, está sendo entregue com orientação individualizada aos pacientes.
A farmacêutica Caroline Schirmer Brandão explica que cada paciente que necessita de insulina NPH passará a receber uma caneta própria, que será utilizada por um longo período, com o objetivo de facilitar a aplicação.
Não há necessidade de pressa para buscar o novo dispositivo. Os usuários devem aguardar até o fim do estoque de insulina em uso. “Assim que acabar o que tem em casa, devem procurar a unidade de saúde levando CPF, cartão do SUS e, caso necessário, os documentos do responsável legal”, orientou.
A medida visa evitar desperdício de medicamentos e garantir um processo de transição seguro.
Maio: Uso racional de medicamentos
O dia 5 de maio é conhecido como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Caroline explica que o uso racional acontece quando o paciente recebe o medicamento adequado ao seu diagnóstico, na dose correta e pelo tempo necessário.
A automedicação, prática comum, incentivada por ofertas em farmácias e o hábito de compartilhar medicamentos com familiares, são alertas. “O maior problema é a automedicação, o uso de medicamentos sem nenhum diagnóstico de um profissional de saúde. Nas farmácias comerciais, sempre tem um farmacêutico para auxiliar na escolha dos remédios, mas infelizmente o que acontece é exatamente o contrário”, explica Caroline.
Vitaminas, anti-inflamatórios e analgésicos estão entre os mais consumidos pela população sem orientação médica. Esse uso representa um risco à saúde, pois pode sobrecarregar órgãos vitais como o fígado e os rins, além de provocar reações alérgicas, especialmente em grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
A prática da automedicação, quando mantida a longo prazo, está associada a diversos problemas de saúde, como intoxicações, interações medicamentosas perigosas, insuficiência renal, úlceras gástricas e outros danos ao organismo.
O subsecretário de Saúde, Natanael Anastácio, destaca que o município tem investido na assistência farmacêutica e que a população está bem assistida. “Temos cinco farmacêuticas atuando nas unidades básicas de saúde. Isso fez com que Teutônia fosse escolhida, junto com Gramado, para apresentar sua experiência em um evento estadual de secretários de saúde”, afirma.