Crescente valorização do turismo impulsiona retomada da Turisvales

87
Termo de colaboração entre Amturvales e Aturvarp foi assinado durante a Fenachim - Termo de colaboração entre Amturvales e Aturvarp foi assinado durante a Fenachim - Crédito: AI Prefeitura de Venâncio Aires / Divulgação

Após um hiato de 13 anos desde a última edição, no ano de 2013, em Lajeado, a Turisvales será retomada em 2026 e já tem a cidade de Venâncio Aires confirmada como sede. O retorno de um dos principais eventos de turismo regional do Rio Grande do Sul foi anunciado durante a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e tem como ideia principal a divulgação de pontos turísticos dos Vales do Taquari e Rio Pardo.

Venâncio Aires simboliza a integração e a união entre os dois vales. A cidade foi escolhida por meio de um Termo de Colaboração entre a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), e a pedido do secretário de Turismo de Venâncio Aires.

“A decisão de retomar a Turisvales foi impulsionada pela crescente valorização do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e cultural nas regiões envolvidas. A escolha de Venâncio Aires como sede reforça essa união, já que o município integra ambas as associações”, comenta o presidente da Amturvales, Rafael Fontana.

Através da Turisvales, o objetivo é promover os atrativos turísticos dos Vales do Taquari e Rio Pardo, além de fortalecer a identidade cultural regional, fomentar parcerias entre o setor público e privado e estimular o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Integrar as comunidades locais em torno de um projeto comum de valorização das potencialidades regionais também é a intenção do evento.

Segundo Fontana, a feira tem potencial para aumentar a visibilidade dos destinos turísticos locais, atrair investimentos e novos empreendimentos no setor, gerar emprego e renda para as comunidades envolvidas, estimular o consumo de produtos e serviços regionais e fortalecer a economia criativa e o empreendedorismo local. “Além disso, a integração entre os vales permite a criação de roteiros turísticos mais abrangentes e diversificados, ampliando as possibilidades de atração de visitantes”, completa.

O ponto de partida para a Turisvales 2026 foi o Fórum “Turismo nos Vales: As Raízes do Rio Grande do Sul”, realizado em 8 de maio na Fenachim. Durante a programação, foram discutidas diretrizes e estratégias para a feira. “A partir desse encontro, estão previstas reuniões periódicas entre as entidades envolvidas para definir detalhes como data, programação e logística do evento”, pontua o presidente da Amturvales.

A organização conjunta entre os vales será coordenada por comitês formados por representantes das associações, prefeituras e setores empresariais locais, garantindo uma abordagem integrada e participativa na construção da Turisvales 2026.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui