
O Colégio Cenecista General Canabarro (CNEC) realiza sua 2ª Mostra Literária com o tema “Universo Literário: viajando pelo cosmos da leitura”. A programação inicia na próxima quinta-feira (29/5), com uma sessão imersiva no Planetário Univates, que será instalado no ginásio de esportes da instituição. O colégio foi o único de ensino privado do Vale do Taquari selecionado para receber o Planetário.
“Literatura e o Universo” é a primeira de três etapas que ocorrerão ao longo do ano. A atividade tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento científico dos estudantes, incentivando o pensamento crítico e despertando o interesse por temas relacionados à origem do universo, aos movimentos celestes, aos ciclos planetários e à imensidão do cosmos. Além disso, proporciona uma abordagem interdisciplinar, promovendo a integração de áreas como ciências, física, geografia e filosofia, de forma lúdica e atrativa.
A professora Mareline Radaelli, uma das organizadoras do projeto, destaca a importância de fazer conexões com a teoria e prática. “O dia a dia da escola faz com que a gente se motive a fazer coisas diferentes para que os alunos possam explorar cada vez mais e conectar o conhecimento teórico com o prático”, afirma.
“Desenvolver projetos pedagógicos que perpassam pelo vasto universo das diferentes áreas do conhecimento tem sido um dos grandes desafios no ambiente escolar. Mas, fazer com que os objetivos pré-estabelecidos tenham relação com o meio e façam sentido é um desafio ainda maior.
A 2ª Mostra Literária traz, em seu escopo, a Ciência Humana e a Ciência Exata, dialogando e, consequentemente, desenvolvendo habilidades e competências de forma mais leve, dinâmica e significativa para a vida acadêmica do aluno”, argumenta a diretora Graziela Cristina Lorencet Mallmann.
A 2ª etapa da Mostra, intitulada “Literatura e Cidadania”, ocorrerá em agosto e promoverá um debate sobre cidadania e condições climáticas. Por fim, a 3ª etapa, Mostra Literária, será em outubro.
Outro ponto importante é a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). “O projeto é interessante, porque abre um campo de conhecimento muito amplo através da participação da escola. Nós já participamos há 8 anos”, cita.
Aulas
As aulas do turno da tarde para as turmas do Ensino Médio (1ª a 3ª séries), originalmente agendadas para quarta-feira (28/5), serão transferidas, em caráter excepcional, para a tarde da quinta-feira. A alteração visa possibilitar a participação de todos no evento. Os demais segmentos de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II) participarão da atividade no turno da manhã do mesmo dia, 29 de maio, sem alteração no horário regular das aulas.

Evento faz parte da 2ª Mostra Literária do CNEC / Crédito: Divulgação
Planetário
Planetários são instalações que simulam o céu noturno em um domo, usando projetores de estrelas e outros equipamentos audiovisuais para proporcionar uma experiência educacional imersiva e interativa sobre astronomia e ciências espaciais para o público.
O projeto do Planetário da Univates teve início em 2013 e, desde então, já recebeu mais de 25 mil visitantes, por meio de atividades realizadas tanto no campus universitário quanto de forma itinerante em diversas cidades.
A partir da aprovação em um edital nacional voltado ao incentivo à popularização da ciência. Com os recursos obtidos, foi possível adquirir o primeiro equipamento, um planetário óptico eletromecânico analógico, que chegou à instituição em abril de 2014, marco oficial de sua criação.
Desde sua implantação, o Planetário já recebeu mais de 25 mil visitantes, por meio de atividades realizadas tanto no campus da Univates quanto em ações itinerantes em diversas cidades.
Nos últimos anos, o projeto registrou avanços expressivos. Em 2023, foi agraciado com um prêmio internacional concedido pela International Planetarium Society (IPS), em alusão ao Centenário dos Planetários. Em 2024, com recursos provenientes de um edital federal, foi adquirida uma nova estrutura com tecnologia digital, ampliando as possibilidades de atendimento e difusão científica.