Fórum Coopop une tecnologia e colaboração em prol do desenvolvimento

Evento em Teutônia conecta inteligência artificial, cooperativismo e associativismo como motores da economia regional

117
Evento reúne lideranças, empreendedores, representantes de cooperativas e associações na sede da CIC Teutônia - Crédito: Arquivo FP

A CIC Teutônia recebe, no dia 8 de julho, o 3º Fórum Coopop. O evento desenvolvido pelo Grupo Popular reúne lideranças, empreendedores, representantes de cooperativas e associações para discutir como a tecnologia pode fortalecer modelos colaborativos de negócios.

Realizado no Ano Internacional das Cooperativas, o evento reforça a proposta de mostrar como a transformação digital e as práticas colaborativas impactam o ambiente empresarial. Diretor do Grupo Popular, Lucas Leandro Brune ressalta que o Fórum sempre foi construído de forma colaborativa, refletindo na prática os valores que defende. “Este ano, buscamos conectar a discussão sobre inteligência artificial com o fortalecimento dos modelos cooperativo e associativo”, explica.

A inteligência artificial será o tema da palestra de abertura, ministrada por Edson Moacir Ahlert, professor de TI na Univates e consultor em IA para Negócios. Além de debater o papel da tecnologia, o Fórum também traz exemplos práticos de como o associativismo gera impacto real nas comunidades.

Exemplos de associativismo

Um dos cases apresentados é da Associação da Água de Teutônia, que não só gerencia o abastecimento de água, como agora se organiza para assumir a gestão do esgoto em sua área de abrangência. “A Associação faz isso com recursos próprios, sem financiamento e dentro dos prazos previstos pelo Marco Legal do Saneamento”, destaca. Segundo ele, esse movimento é inédito no Rio Grande do Sul.

“Quando a comunidade assume a gestão de serviços essenciais, como a água e o esgoto, esses recursos permanecem na própria cidade, gerando desenvolvimento local”, reforça. A proposta é ampliar o olhar sobre como a gestão comunitária e colaborativa traz resultados econômicos, sociais e ambientais.

Outro exemplo vem da Associação das Pequenas e Microempresas de Garibaldi (Apeme), que mostra como o associativismo se fortalece também no ambiente empresarial. “Garibaldi é uma cidade com um ambiente empreendedor muito forte, com uma CIC consolidada e uma Apeme que atua de forma estruturada, mostrando que essa lógica de colaboração também faz diferença para pequenas empresas”, ressalta.

De acordo com Brune, a essência do Fórum Coopop é fortalecer a ideia de que a colaboração, seja via cooperativas, associações ou redes empresariais, é um dos principais motores do desenvolvimento regional. “Essa lógica de trabalho está presente nas empresas e nas organizações da nossa região. E onde ela não existe, há mais dificuldade de gerar desenvolvimento”, reflete.

Ingressos e parcerias

O Fórum Coopop ocorre das 13h às 17h30, com palestras, painéis e discussões sobre como tecnologia, inovação, associativismo e cooperativismo se conectam para fortalecer negócios e comunidades. O evento tem a parceria das cooperativas Sicredi, Cooperagri, Sicoob e Certel e da Univates. O apoio é da CIC Teutônia. Os ingressos estão disponíveis no site ou aplicativo Corujas, ao valor de R$ 30 para o público geral e R$ 15 para estudantes.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui