Certel lança obras da Hidrelétrica Vale do Leite com previsão de 6,4 MW de energia limpa

75
Projeção da nova usina hidrelétrica divulgada à época. Projeto avança e em breve obras devem iniciar - Crédito: Certel / Divulgação

A Certel marcou para hoje (27/8) o evento de lançamento da construção da Hidrelétrica Vale do Leite, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo. A cerimônia será no CTG Tropilhas da Serra, a partir das 11h30. O projeto teve sua viabilidade confirmada após a venda da energia no leilão A5, realizado na sexta-feira (22/8), e a liberação da Aneel para outorga e autorização.

A usina será a terceira da Certel no Rio Forqueta, com potência instalada de 6,4 megaWatts, suficiente para atender aproximadamente 20 mil pessoas.

“Estamos muito felizes com as liberações da Aneel”, destaca o presidente Erineo José Hennemann. Ele lembrou que a iniciativa reforça o compromisso da cooperativa com energia renovável e acessível.

O projeto da Vale do Leite foi anunciado em 19 de fevereiro de 2020, durante a comemoração dos 64 anos da Certel, no mesmo CTG onde ocorrerá o lançamento das obras. Na época, foi apresentada a inédita intercooperação com quatro cooperativas Sicredi – Ouro Branco (Teutônia), Integração RS/MG (Lajeado), Região dos Vales (Encantado) e Botucaraí (Soledade) – para viabilizar o investimento. A parceria foi reconhecida nacionalmente com prêmio da OCB em 2020.

O investimento total previsto no início do projeto era de R$ 45 milhões, valores que devem sofrer correções após 5 anos. A execução foi adiada devido à demora nas liberações ambientais e regulatórias. A autorização da Aneel e a comercialização da energia garantiram agora o avanço definitivo. A Licença de Instalação da Fepam já foi obtida, permitindo o início imediato da obra.

A Certel estimava a construção em cerca de 18 meses. A usina utilizará recursos hídricos de forma sustentável, preservando o equilíbrio ambiental da região. “É algo que vem de encontro ao planejamento da cooperativa para assegurar uma energia elétrica cada vez mais contínua, potente e acessível ao mercado”, afirma Hennemann.

A Vale do Leite integra o Projeto Certel 70 Anos e reforça a estratégia da cooperativa em ampliar a geração própria de energia. Atualmente, no mesmo rio, a Certel opera as hidrelétricas Salto Forqueta – que voltou a funcionar em maio após reparos causados pela enchente de 2024 – e Rastro de Auto.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui