Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, Imigrante sediou o 1º Festival Internacional do Folclore, promovido pela administração municipal. O evento reuniu grupos do Brasil, Itália e França em uma celebração da diversidade cultural, que encantou o público e projetou o município no cenário internacional.
A programação contou com a presença dos grupos Urbanitas, da Itália, e Ballet de Savoie, da França, que dividiram o palco com importantes representantes da cultura brasileira, incluindo o Grupo Folclórico Sonnenlicht, o Grupo de Dança Kaingang Aldeia Fosá, o Grupo Afro-Brasileiro Identidade-RE (Existências), o Grupo Nova Vida, a Invernada Artística do CTG Raízes do Sul e o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi.
Em 3 dias, apresentações artísticas e manifestações folclóricas emocionaram moradores e visitantes, reforçando o orgulho das tradições locais e a importância do intercâmbio cultural. O festival começou na sexta-feira (29/8) com uma abertura especial protagonizada pelos alunos das escolas de Imigrante, seguida pelas primeiras apresentações culturais.
No sábado, o público pode prestigiar um espetáculo de diferentes expressões artísticas representando povos e culturas. Já o domingo (31/8) foi marcado por um desfile cultural pela Avenida Dr. Ito João Snel, que reuniu a comunidade em uma verdadeira celebração das origens e tradições, seguido de mais apresentações no centro da cidade.
Além do impacto cultural, o evento trouxe benefícios econômicos. Os grupos internacionais permaneceram em Imigrante durante os 3 dias, hospedados no Convento São Boaventura, e participaram de uma programação turística, com visitas a pontos históricos, empreendimentos e áreas de beleza natural. Restaurantes, comércios e serviços locais também receberam visitantes atraídos pelo festival.

Grupos italiano Urbanitas e francês, Ballet de Savoie, foram as grandes atrações internacionais / Crédito: Jéssica Bayer
Para o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Charles Porsche, o sucesso do evento confirma a importância de promover iniciativas que conectem diferentes culturas e fortaleçam o município. “O primeiro Festival Internacional do Folclore superou nossas expectativas. Era um evento audacioso e inovador para toda a região, pois trouxemos dois grupos da Europa e vários da nossa cultura local. Tivemos 3 dias de público lotado e um verdadeiro encontro da diversidade, com dança indígena, afro-brasileira, gaúcha e internacional. Além disso, os grupos estrangeiros permaneceram na cidade, conheceram nossos atrativos e consumiram em nossos comércios, contribuindo também para a economia. É um evento que eleva o nome do nosso município”, afirmou.
A organização estuda novas edições para consolidar o evento como uma das principais referências culturais da região.