Reunião-Almoço aborda aplicação da inteligência artificial nos negócios

Palestra com Edson Ahlert apresentou caminhos para adoção responsável da tecnologia nas empresas e no cotidiano das pessoas

85
Professor Edson Ahlert destacou que a IA amplia a capacidade de produção e exige prática para ser dominada / Crédito: Thiago Maurique

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis) promoveu nessa sexta-feira (12/9) a 6ª edição no ano da tradicional reunião-almoço (RA) da entidade. O encontro abordou o tema “A inteligência artificial (IA) aplicada aos negócios: criatividade e inovação geram vantagem competitiva”, com palestra ministrada pelo professor e especialista em Tecnologia da Informação (TI) e consultor em Dados e Inteligência Artificial, Edson Ahlert.

Na explanação, Ahlert destacou que a IA deve ser encarada como uma ferramenta que amplia possibilidades e exige prática para ser dominada. Segundo ele, a tecnologia já faz parte do cotidiano das pessoas e sua adoção nos negócios depende da capacidade de compreender seu papel como um “copiloto” no processo de tomada de decisões.

“Se dermos boas ordens, mergulharmos no assunto, praticarmos e até ensinarmos outras pessoas, aos poucos a IA vai se tornar algo natural e se envolverá na nossa vida”, ressalta.

Segundo o palestrante, as inúmeras ferramentas disponíveis são capazes de oferecer ganhos de qualidade, produtividade e até em criatividade. Ele lembra que existem opções para praticamente qualquer área, muitas delas em modelo “freemium”, que exigem investimento após o uso inicial gratuito. “O custo, no entanto, é pequeno perto dos benefícios, porque a IA não substitui, mas amplia a capacidade de produção”, afirma.

Apesar das vantagens, Ahlert reforçou a importância de usar a IA de forma crítica. Segundo ele, a IA é confiável, mas sempre deve ser verificada, uma vez que pode oferecer respostas ilógicas e erradas, chamadas de “alucinação”. “Não podemos ser apenas copiadores e coladores”, alerta.

O palestrante ainda abordou os riscos potencializados pela tecnologia, como a propagação de fake news ou mesmo a clonagem de voz e rosto, que já ocorrem em escala preocupante. Ahlert recomendou estratégias simples de verificação, como confirmar informações com familiares em casos suspeitos de golpes.

Ponte dos Vales

O tema da mobilidade regional também foi abordado durante a reunião. Integrante da diretoria da CIC Vale do Taquari, o empresário Nilto Scapin falou sobre a proposta de uma nova ligação entre Estrela e Cruzeiro do Sul, chamada Ponte dos Vales. Líder do movimento que tenta concretizar a infraestrutura, ele lembrou que a nova ponte é discutida há mais de 50 anos, mas ganhou urgência após as enchentes de 2023 e 2024. “A queda de pontes em Muçum, Roca Sales e Mariante reforçou a necessidade de acessos alternativos e seguros”, alerta.


Tema da mobilidade também foi destaque; Nilto Scapin defendeu urgência da Ponte dos Vales / Crédito: Thiago Maurique

Scapin explicou que o projeto foi levado ao governo do Estado no fim do ano passado, passando por estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. “Agora estamos em um momento decisivo. A expectativa é que o governo tome uma posição ainda em setembro”, disse. Ele salientou o apoio da CIC Vale do Taquari, de lideranças políticas e da imprensa regional para dar visibilidade à iniciativa.

Recorde de associados

Antes da palestra, o presidente da Cacis, Claus Wallauer, comemorou o crescimento da entidade, que alcançou o recorde de 366 empresas associadas. Ele destacou a importância do associativismo e dos serviços oferecidos pela instituição, como treinamentos, consultas de inadimplência e apoio às empresas. “A Cacis existe e continuará existindo graças a cada associado que participa e utiliza os serviços. Esse recorde mostra a força da união em prol do desenvolvimento local”, afirmou.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui