O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) segue acompanhando as mudanças frenéticas do mercado e monitorando os pequenos negócios. Em sua 21ª edição, a pesquisa destaca a utilização da sustentabilidade como nova base dos negócios.
De acordo com a pesquisa, dois motivos ajudam a explicar o crescimento de práticas sustentáveis: a crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis e a popularização das práticas ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, que em português significa “Ambiental, Social e Governança” e se referem as ações de sustentabilidade corporativa).
Os dados apontam a necessidade de adequar os processos com práticas mais sustentáveis e se inteirar a respeito de como o negócio se relaciona com o meio ambiente e a vida humana. Conforme o Sebrae, tal comportamento é fundamental para o futuro dos negócios.
A pesquisa identificou as atividades relacionadas à sustentabilidade mais utilizadas pelos pequenos negócios. As cinco principais se referem ao descarte adequado do lixo; economia de energia; comunicação direta e transparente com colaboradores; fornecedores e clientes e uso eficiente do ar-condicionado, conforme gráfico a seguir. Por outro lado, 14% das empresas informaram não utilizar nenhuma das práticas.