Organização e dirigentes definem Municipal de Estrela

660
Oito clubes estiveram presentes / Crédito: Carla Beckmann

Na noite desta quarta-feira (1º/2), na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Setcel) de Estrela, ocorreu a segunda reunião preparatória sobre o Campeonato Municipal de Futebol Amador de Estrela. O momento definiu a competição que teve seu retorno no ano passado, após uma década.

Atlético Estrelense, Aimoré, Geraldense, Veteranos da AEMBI, São Luís, Arroio do Ouro, União da Boa União e Atlântico de Costão estiveram presentes. Alto da Bronze desistiu de participar nesta quarta-feira (1º/2). O motivo não foi informado para a reportagem.

No início da reunião foi feito uma mudança: cada clube pode inscrever 25 atletas, mais três menores de 18 anos, fechando assim 28 anos atletas. O campeonato será disputado apenas por estrelenses, obedecendo os critérios adotados para a inscrição dos mesmos (nascidos no município, cartão SUS, comprovante de residência e/ou título de eleitor).

Serão oito times na competição. Na primeira fase, todos jogam contra todos. Os seis primeiros sorteados jogam duas partidas em casa. O 7º e o 8º colocados no sorteio jogarão uma partida em casa, mas nas quartas de final ficam com o mando de campo. As quatro equipes melhores colocadas jogam por empate nas quartas de final, nas semifinais e finais não haverá este critério. A disciplina seguirá sendo critério de mando de campo.

O mata-mata será em jogo único. Os quatro classificados para a semifinal também se enfrentam em jogo único. As finais serão em dois jogos.

Zé Mário, ex-jogador e organizador de campeonatos, foi contratado, por meio de sua empresa, para assessorar a competição. Ele será o elo entre clubes, secretaria e árbitros. A arbitragem será com a Associação Regional de Árbitros (ARA).

Gilberto Gewehr “Beto” apontou questões para melhorar a competição deste ano. “Uma deficiência que sentimos na competição do ano passado foi com o locatário do campo. Ter mais responsabilidade, segurança, levar água para os árbitros no intervalo, cuidar com os mesários. Uma coisa que ficamos felizes foi a questão da disciplina que todos seguiram com o que combinamos. Eu vejo Estrela diferente dos outros municípios. Ao longo dos anos vamos ter uma competição sadia, celebrando o futebol e muitas pessoas vão querer transferir seu título de eleitor para vir jogar aqui”, frisou.

Rodadas canceladas por conta de mau tempo irão para o fim do carnê. Em casos de irregularidades, os clubes podem protestar até o fim da primeira fase.

O lançamento da competição será no dia 2 de março, numa quinta-feira, a partir das 19h30 na Prefeitura Municipal. Cada clube poderá levar três pessoas representantes no coquetel. Até o dia 3 de março devem ser entregues as fichas de inscrições. A abertura da competição será no dia 12 de março.

- publicidade -