Debate sobre não recebimento de recursos do Fundeb chega à Câmara de Teutônia

367
Vereadores realizaram a primeira sessão ordinária de 2023 na terça-feira (28/2) / Crédito da foto: Paloma Griesang

O não recebimento de recursos extras do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) começou a repercutir na Câmara de Vereadores de Teutônia. O tema figurou em solicitações e discursos na primeira sessão ordinária do ano nessa terça-feira (28/2).

A Mesa Diretora, junto com vereadores de oposição, encaminhou um Pedido de Informações ao Executivo. No documento, pedem que a administração encaminhe explicações sobre os valores, motivos da perda e ações que o Município tomou para apuração de causas e responsáveis.

Na tribuna, o vereador Vitor Krabbe (PDT) disse ser favorável ao pedido. “Mesmo sendo vereadores de situação precisamos esclarecer esta questão”, considera. Sugeriu ainda que na próxima semana a secretária de Educação, Fabiana Lampert, participe da sessão para trazer as explicações.

Evandro Biondo (MDB) disse que como professor e vereador recebeu muitos questionamentos sobre o tema. Afirma ter buscado informações e conversado com a subsecretária de Educação, Shana Vogel. “Há vários argumentos, todos bem colocados, mas é importante a manifestação do governo municipal para sabermos o que aconteceu. Para, como legisladores, darmos andamento a esta questão”, pontua.

Entenda o caso

Conforme informações divulgadas nas últimas semanas pela Folha Popular, por meio da coluna do jornalista Lucas Leandro Brune, que Teutônia não recebeu recursos extras do Fundeb pois teria perdido o prazo para encaminhar os projetos ao Governo Federal.

O Município afirma que fez sua inscrição normalmente, em tempo hábil, mas teria sido sabotado. Um e-mail similar aos do Município teria sido criado para enviar ao Ministério da Educação pedido para cancelar as solicitações teutonienses, o que teria sido aceito pelo MEC. O Município afirma que não entende como o MEC aceitou o documento, mas que tem cópia do e-mail.

A administração estaria tomando providências como o rastreio do IP que criou o e-mail, busca de outros rastro digitais, abertura de sindicância e registro de ocorrência na Polícia Federal.

- publicidade -