Governador oficializa referência em traumato-ortopedia em Estrela

818
Autoridades assinaram o documento em solenidade / Crédito da foto: Paloma Griesang

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (7/6) a assinatura que oficializa a referência do atendimento de traumato-ortopedia no Hospital Estrela da Divina Providência, em Estrela, e no Hospital Santa Terezinha, de Encantado, para o Vale do Taquari. Agora, os pacientes dos municípios da região serão atendidos no Hospital Estrela, e não mais em Canoas.

A solenidade de assinatura foi realizada no Hospital Estrela e contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, e da secretária estadual de Saúde Arita Bergmann. Além deles, também participaram do ato o prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider, o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, do prefeito de Vespasiano Correa e presidente da Amat, Tiago Michelon, além de outros prefeitos, secretários, políticos e autoridades da região e do Estado.

Nos discursos, foi evidenciada a união e mobilização dos agentes públicos e políticos da região para tornar o serviço possível. “Os municípios se abraçaram, abraçaram a causa, e aportaram recursos conjuntamente, isso é demonstração de uma unidade que precisa ser saudada. Esta compreensão de que precisar ser juntos”, enalteceu o governador.

Início do atendimento

Conforme o secretário de Saúde de Estrela, Celso Kaplan, há 1.700 pessoas aguardando por atendimento nos 36 municípios do Vale do Taquari, além de 900 que aguardam por cirurgias de média e alta complexidade.

O Hospital Estrela da Divina Providência, de Estrela, será referência em alta complexidade e o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, terá um ambulatório referência em média complexidade. As referências irão abranger municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Lajeado, composta pelas regiões de saúde 29 e 30.

O gerente administrativo do Hospital Estrela, Johnnie Locatelli, explica que na casa de saúde serão realizadas 16 cirurgias de alta complexidade, 42 cirurgias de média complexidade e 704 consultas de traumatologia por mês. Os atendimentos já iniciaram na terça-feira (6/6), quando 48 pessoas foram recebidas. Outras 48 serão atendidas durante esta quarta.

O setor tem consultórios, uma sala de espera e três guichês de atendimento. “No momento é apenas a traumato-ortopedia, mas a clínica servirá para as outras especialidades que o hospital atende (Cirurgia Geral, Ginecologia, Cirurgia Pediátrica, Hematologia Pediátrica, Vascular e Endocrinologia)”, explica.

- publicidade -