Encontro de Agroecologia e Troca de Sementes e Mudas Crioulas reuniu 80 pessoas em Colinas

Na ocasião, foi celebrado ainda o Dia do Produtor Rural.

694
Crédito: Divulgação / Emater/RS-Ascar

Cerca de 80 pessoas estiveram reunidas nesta quarta-feira (28/6) no salão comunitário da Linha Ano Bom Alto, em Colinas, para mais uma edição do Encontro de Agroecologia e Troca de Sementes e Mudas Crioulas.

Tradicional no município, o evento é organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura com o apoio da Cooperativa Sicredi e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Na ocasião, foi celebrado ainda o Dia do Produtor Rural. Agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças também acompanharam palestras ministradas por representantes da Emater. 

O objetivo do encontro, de acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Cleide Duarte Giampietro, é não apenas promover o resgate, a manutenção e a preservação de mudas, talos e sementes, mas também possibilitar uma reflexão sobre importância da alimentação saudável e do autocuidado como formas de manter o corpo e a mente sãos. “Um dia como este é de aprendizado e de compartilhamento de experiências”, analisou.

Cleide reforçou o caráter agregador de uma ação que visa à multiplicação e que, ao cabo, resultará no cultivo de alimentos de qualidade, que vão para a mesa de agricultores e consumidores.

Estabelecendo diálogo direto com os temas abordados, o extensionista da Emater/RS-Ascar André Müller apresentou painel sobre a importância da produção para o autoconsumo.

Em sua manifestação, estimulou o público a pensar sobre o sentido do cultivo de frutas, hortaliças e grãos que servirão para a alimentação da família, reduzindo a dependência das compras externas e dando a certeza da qualidade em relação ao que se consome.

“Agricultura familiar é sinônimo de alimentos leves e frescos, com sabor colonial, feitos em cadeias curtas (localmente), sem aditivos e, em muitos casos, orgânicos”, frisou. 

Participação

Participante do encontro, a bovinocultora de leite Edeli Gattermann, da localidade de Linha Beija Flor, afirmou ser uma entusiasta da alimentação saudável, sem o uso de agrotóxicos. “É desde a juventude que a gente tem horta com aipim, feijão, batata-doce, alface, tempero verde e chás, produzidos sempre de forma ‘limpa’”, garantiu.

Para o evento, trouxe duas variedades de matrizes crioulas de feijão e de cebola, além de semente de melão de neve. “O evento sempre é uma oportunidade para a gente ver as opções de mudas e poder levar alguma coisa pra casa”, afirma. 

Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Carlos Lagemann, o supervisor Álvaro Mallmann e o presidente do STR local, Seno Messer, entre outros, como o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Müller, que ministrou palestra motivacional durante o dia.

Lagemann citou a missão da instituição e sua permanente busca da promoção do desenvolvimento sustentável por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). “E, nesse sentido, uma atividade como esta dialoga diretamente com estes objetivos”, salientou. 

- publicidade -