Alunos da Leopoldo Klepker recebem premiações por ações ambientais

Seis alunos receberam os prêmios principais.

560
Seis alunos receberam os prêmios principais do programa: celulares e bicicletas // Crédito: Paloma Griesang

O Programa Leopoldo Klepker Sustentável (LKS), da Emef Leopoldo Klepker do Bairro Alesgut, em Teutônia, premiou os alunos que realizaram as ações ambientais da proposta em 2023. Os alunos receberam a premiação de acordo com suas pontuações.

Seis alunos receberam os prêmios principais, que são os de maior pontuação: foram entregues dois celulares e quatro bicicletas. Os outros estudantes receberam prêmios como eletrodomésticos, brinquedos, materiais escolares, entre outros.

O LKS incentiva a consciência ambiental e a sustentabilidade entre alunos e famílias. Crianças ee adolescentes são incentivados a realizar ações como criação de composteiras, recolhimentos de lixo reciclável, descarte correto de óleo de cozinha, plantio de árvores, entre outros. Cada ação gera um número de pontos que são convertidos em LK’s, uma moeda digital que pode ser trocada pelos prêmios disponíveis.

Conforme o professor de ciências e um dos coordenadores do programa, Evandro Biondo, os resultados são expressivos. O programa recolheu foram mais de 8 toneladas de papelão, aproximadamente 2,5 toneladas de plástico, mais de 1 tonelada de óleo de cozinha, mais de 1 tonelada de latinhas de alumínio e cerca de 900 mudas de árvores distribuídas para plantio. “São números muito expressivos em relação às nossas questões ambientais”, afirma. O projeto conta também com a participação de mais de 60 voluntários.

O LKS é coordenado por um grupo de professores e conta com apoio das secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente, da cooperativa escolar Cooperales, suporte financeiro da Sicredi Ouro Branco, e apoio da Fortaleza Tec que criou e mantém o sistema pelo qual os alunos fazem o controle de seus pontos e LK’s.

Frutos colhidos

O LKS começou no ano passado como um projeto, ganhou corpo e se tornou um programa. Em seu segundo ano, a ação já apresenta frutos, para além de seus números expressivos. O professor Biondo considera que o projeto é de suma importância. “Porque estamos trabalhando a consciência ambiental e ecológica de cuidado com o ambiente. Todo mundo sabe que estamos passando por momentos que não são muito bons na história da humanidade com o clima mudando, estamos sofrendo consequências inclusive aqui no Vale do Taquari”, avalia.

O professor avalia ainda que o momento de premiação é motivo de alegria não só por entregar prêmios aos alunos, mas principalmente pela criação da consciência ambiental. “Desenvolvendo toda essa questão de sustentabilidade que será primordial para o futuro do nosso planeta”, conclui.

- publicidade -