PEIC revela piora no quadro de endividamento e inadimplência no RS

O percentual de famílias que não conseguirá quitar nenhuma parte das dívidas nos próximos 30 dias chegou a 3,3%, marcando a segunda alta consecutiva

386
Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A edição de julho da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias (PEIC-RS), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio-RS, revelou que 91,2% das famílias no Rio Grande do Sul estão endividadas, superando 90% pela primeira vez no ano. Esse percentual é maior que o registrado na edição anterior (89,2%) e menor do que o de julho de 2023 (96,3%).

Entre os endividados, o percentual que se considera “muito endividado” subiu para 28,1%, e o comprometimento da renda com dívidas aumentou de 24,6% para 28,0%. O tempo médio de comprometimento com dívidas aumentou para 6,5 meses. A porcentagem de pessoas com dívidas no cartão de crédito subiu para 64,0%, e as dívidas com carnês atingiram 37,1%.

O percentual de famílias com contas em atraso aumentou para 38,0%, após oito quedas consecutivas, e o tempo médio de atraso foi de 31,8 dias. O percentual de famílias que não conseguirá quitar nenhuma parte das dívidas nos próximos 30 dias chegou a 3,3%, marcando a segunda alta consecutiva.

- publicidade -