Cavalgada Estudantil e Acampamento Farroupilha dentro da escola

499

Para marcar as comemorações pelo 20 de setembro, a Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros organiza na manhã desta quarta-feira (18/9) a VI Cavalgada Estudantil. Alunos do Colégio Santo Antônio e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Moinhos também devem integrar o trajeto, que parte do bairro Imigrante e segue até a residência de um representante do CTG Raça Gaudéria. No ponto de início da cavalgada, os estudantes apanham uma fagulha da chama crioula.

O momento faz parte do projeto Histórias de Galpão, que terá a cerimônia de abertura na quarta-feira, com a chegada da chama crioula na escola. Durante a programação, além da Cavalgada, cada turma é convidada a montar um “piquete” no ginásio da escola Vidal de Negreiros. É nesse cenário que na quinta-feira os alunos são envolvidos em atividades que acontecem nos modelos de uma gincana com temática tradicionalista.

O estudante William Henrique Fell, de 18 anos, vai participar das celebrações pela sétima vez e última vez. “Acho muito legal esses acontecimentos pelo fato de preservar a tradição e a cultura gaúcha no ambiente escolar. A expectativa para a Cavalgada é acordar cedinho e encilhar o cavalo e vir participar e auxiliar na Cavalgada do projeto História de Galpão”, comenta.

Histórias de Galpão

Esse ano, as celebrações em todo Estado tem como tema de estudo a figura de Jayme Caetano Braun. A professora coordenadora do projeto Histórias de Galpão, Gabriela Martins Junqueira, conta que durante toda a semana são desenvolvidas atividades sobre a poesia de Jayme e sobre a pajada, poesia improvisada que se caracteriza por estrofes de 10 versos. “A Vidal de Negreiros é conhecido como uma das escolas que trabalha muito bem a Semana Farroupilha”, completa.

Para a professora, o momento é sempre marcante. “Dentro do Projeto História de Galpão a gente quer fazer exatamente como acontece nas regiões tradicionalistas, dentro do CTG, trazer essa vivência dos CTGs para dentro da escola. Já aconteceu de uma aluna minha dizer que eu realizei um sonho da vida dela, que era andar de cavalo”, conta. A expectativa é novas edições ocorram a cada ano e consolidem o programa Histórias de Galpão dentro da escola.

- publicidade -