Candidatos discutem desenvolvimento e recuperação da economia no segundo de bate de Imigrante

500
Encontro foi marcado por embate forte e acalorado entre os candidatos // Crédito: Luciana Brune

Na terça-feira (24/9), os candidatos a prefeito e vice de Imigrante voltaram a ficar frente a frente no debate eleitoral do Grupo Popular. Germano Stevens (MDB) e seu vice, Fabiano Acadroli (PSDB), e o candidato Celso Kaplan “Lelo” (Progressistas) e sua vice, Edi Fassini (PT), estiveram presentes.

Diversos temas figuram entre as questões, tanto as sorteadas quanto as feitas pelos candidatos. A economia ganhou espaço em diversas questões. Lelo e Edi consideram que a economia de Imigrante já é bastante diversificada, mas que precisam fortalecer ainda mais o setor primário e os pequenos e microempreendedores. “Temos que assessorar nosso agronegócio com pessoas que já diversificaram culturas, com novas experiências. Novas pesquisas buscando Embrapa e Emater, fazendo com que o agricultor tenha valor agregado. Nosso plano é claro: apoiaremos o pequeno e microempresário, que precisa muito do ente municipal”, apontou Lelo.

O ex-prefeito comentou ainda que este é um momento importante após os desastres climáticos, sendo preciso olhar para a parte urbana e rural. No interior, ele afirmou que será necessário atenção para que a cadeia produtiva volte a funcionar. Na área urbana, salientou a necessidade de olhar para os pequenos negócios. “Isso já devia ter sido feito”, cobrou. Ele indicou ser preciso um estudo de mercado das áreas de atuação econômica, verificando os setores atingidos e pensando em um trabalho de diversificação de culturas e agregação de valor.

Stevens e Acadroli apontaram que a economia já é bastante diversificada e prometeram incentivos para novas empresas e agricultores. O atual prefeito salientou a entrega de diversos incentivos a empresas no seu mandato. “Trabalhamos duro para as empresas no nosso município terem suporte e apoio. Assim como trabalhamos muito forte com o trabalhador rural”, considerou Stevens.

Salientou ainda a atração de novas empresas. “Estamos disputando esse espaço com outros municípios, mas vamos trabalhar para manter estas empresas, pois gerarão muitos impostos”, avaliou.

Ele também destacou que muitas estradas foram danificadas pelas enchentes e deslizamentos, impactando sobretudo o setor primário, necessitando de um grande trabalho de reconstrução. “Precisamos primeiro reconstruir nossa cidade, e estamos fazendo isso’, afirmou, destacando uma série de obras de infraestrutura para atender a região rural.

Stevens opinou ainda que é preciso também trabalhar dentro das propriedades. “São poucas propriedades que não sofreram com deslizamento, o que dificulta o plantio. Precisamos de um programa de incentivo”, reforçou. Ele prometeu ainda uma solução para produtores de suínos que não estão conseguindo alojar animais.

Assuntos como inovação, projetos para jovens, educação, agricultura, desenvolvimento e bem-estar, infraestrutura, causa animal, micro e pequenas empresas, financiamentos e saúde também estiveram na discussão. O debate foi marcado por embate forte e acalorado entre os candidatos.

Assista ao debate completo:

- publicidade -