Bombeiros Voluntários Imicol celebram 13 anos

54
Equipe foi montada em 2011 para dar mais agilidade nos atendimentos de Colinas e Imigrante // Crédito: Divulgação / Bombeiros Imicol

Os moradores de Colinas e Imigrante contam com o Corpo de Bombeiros Voluntários desde setembro de 2011. A iniciativa surgiu da necessidade de agilizar os atendimentos nos municípios e, desde então, os laços com a comunidade se estreitaram. Hoje, já são 10 pessoas envolvidas diariamente nas atividades que dão mais segurança para população.

O grupo se mantém com auxílio das prefeituras de Colinas e Imigrante, além de apoio de empresas da região e doações da comunidade. “Isso possibilita manter as contas em dia, as viaturas bem equipadas, compra de novos e modernos equipamentos e a reestruturação do nosso material de trabalho”, conta a comandante Caroline Hauschild.

A agilidade nos atendimentos de urgência e emergência é um dos principais ganhos da população. Até 2011, era necessário esperar pela guarnição de Estrela para ser atendido. A percepção de aumento na segurança também faz a comunidade buscar formas de ajudar os voluntários.

No decorrer do 2023, foi possível renovar a frota de veículos com a chegada de uma ambulância 4×4 Hilux, que atende lugares de difícil acesso, além da construção do novo quartel na Estrada Geral, que liga os dois municípios. Conforme a comandante, a equipe deve receber em breve um novo caminhão de combate a incêndio. “É o exemplo de que, quando a comunidade abraça e confia nos seus bombeiros, o resultado é claro e os benefícios são para a própria comunidade”, aponta Carol.

Ainda assim, esse é um desafio para equipe, a qual também mantém busca constante por novos voluntários. Em três anos, a média anual de ocorrências passou de 150 para 1.600 atendimentos. “Isso acontece devido aos eventos climáticos extremos e também porque a população passou a acreditar mais no nosso trabalho e nos chamar. Então precisamos cada vez mais de voluntários para atuar conosco”, ressalta a comandante.

Como se tornar um bombeiro voluntário

Para fazer parte da corporação, é preciso entrar em contato para fazer a ficha de inscrição, com os documentos necessários. Depois, inicia o curso de formação de bombeiros voluntários, que tem duração de um ano. Assim, é possível atuar em diversos tipos de atendimento. O curso não tem custo algum ao participante. Também é fornecida ao voluntário toda estrutura de quartel, alimentação, uniforme, treinamentos diversos e especializações, sem custos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui