O marco dos 200 anos da imigração alemã registra diferentes celebrações nas cidades colonizadas pelos germânicos a partir de 1824. Em Linha Clara, zona rural de Teutônia, o canto coral, a religiosidade, a educação, o associativismo, o esporte e a cultura são legados dos antepassados. Uma das atividades mantidas há 114 anos é o Tiro Rei – competição de tiro ao alvo na modalidade de carabina apoiada.
E no dia 29 de setembro registrou muitos tiros na Associação Cultural de Linha Clara para apurar a nova corte do tiro. A competição encerra às 17h, quando os melhores atiradores são conhecidos, divulgados e coroados junto aos estandes de tiro. Mildi Wilsmann recebeu a faixa de rainha da bicampeã Daiane Stapenhorst, que recepcionou a todos na manhã de domingo e disse que pretendia passar adiante. A própria Daiane ficou como segunda princesa e Deise Brackmann completa a corte feminina como primeira princesa.
“Coroação está acelerado, muito emocionada e feliz porque é uma honra ganhar este título. Participamos e agora consegui ser a rainha do tiro. Estava ansiosa esperando o resultado. É uma alegria só, festejar e aproveitar”, destacou Mildi – esposa do rei e melhor atirador de 2023/2024 Sinécio Wilsmann, que repassou o cargo para Dalvane Wermeier. O jovem estará acompanhado do primeiro cavalheiro Eloir Rückert e do segundo cavalheiro Vilson Wiebusch. O melhor atirador – com a maior pontuação dos três tiros do dia – foi Ademio Krützmann.
Dalvane Wermeier participou pela quinta vez do torneio e considera uma satisfação “ver que a comunidade mantém a tradição centenária. A emoção fica forte, porque a família participa muitos anos. O sobrenome da família vem sendo coroado há bastante tempo entre a corte. Agora é curtir a festa e temos um ano de responsabilidades pela frente”. O rei entrou para uma família de atiradores, pois o sogro Ademio Krützmann já está na história do tiro de Linha Clara. E o jovem ainda trouxe a pequena filha no bebê conforto para participar do dia festivo – tradição que passa de geração para geração.
TRADIÇÕES MANTIDAS
A rainha do ano anterior, Daiane Stapenhorst, recebeu os convidados em sua residência às 9h45 da manhã de domingo. O caminhão chegou com bandinha animada, a diretoria da sociedade e demais convidados para “desafiarem” os vencedores do ano anterior para um novo dia de disputas. E assim se sucedeu, com os cumprimentos, música e lanche até o deslocamento para a sociedade. As disputas começaram por volta das 11h e foram até as 17h.
O torneio de um dia é disputado no fim de setembro ou início de outubro de cada ano. Movimenta famílias inteiras – inclusive ex-moradores retornam para participar. Cada associado maior de 18 anos tem direito a três disparos – podem ser em sequência ou em diferentes momentos ao longo do dia. O melhor tiro do dia leva o título de Rei ou Rainha; o segundo e o terceiro completam a corte do tiro em cada naipe. O associado com o maior somatório dos três tiros é considerado o melhor atirador.
CORTE DO TIRO 2024/2025
Rei: Dalvane Wermeier
Primeiro cavalheiro: Eloir Rückert
Segundo cavalheiro: Vilson Wiebusch
Rainha: Mildi Wilsmann
Primeira princesa: Deise Brackmann
Segunda princesa: Daiane Stapenhorst