Fiéis celebram Dia de Nossa Senhora Aparecida

785
Celebração tradicional acontece no Bairro das Indústrias, em Estrela / Crédito: Facebook - Reprodução

As homenagens no Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também motivam a procissão na comunidade do Bairro das Indústrias, em Estrela, neste sábado (12/10). A programação começa às 9h em frente à imagem de Nossa Senhora de Loreto, próximo à Nutritec, e segue em direção à igreja. O percurso tem cerca de 1,8 quilômetro e será acompanhado por rezas, cânticos e pedidos. A missa está marcada para as 10h.

O Padre José Augusto Schneider, responsável pela comunidade, lembra que a igreja de Nossa Senhora Aparecida foi tomada pela enchente de maio e que o sábado será especial para os católicos. “Conseguimos nos reerguer também com os sinais que Deus deixou: a imagem da Mãe Aparecida ficou intacta. Os bancos foram revirados, tudo foi arrastado, objetos pesadíssimos, como a pia batismal de mármore, foram deslocados pela força da correnteza. Mas a imagem da Mãe Aparecida permaneceu intacta, e isso nos traz muita alegria para celebrarmos esses sinais”, conta o padre.

Durante a procissão, os fiéis também depositarão seus pedidos nas talhas do Evangelho de Sábado, que narra as Bodas de Caná, onde Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Após a missa, será comercializado galeto por R$ 30, incluindo três coxas, três sobrecoxas e pão.

A escolha do local de início da procissão

Fundado em 1940, o antigo Aeroclube Alto Taquari, no Bairro das Indústrias, possuía uma gruta dedicada à imagem de Nossa Senhora de Loreto, padroeira da aviação. Em 1975, a área foi cedida para a construção do complexo industrial da Farol S.A. e a imagem foi transferida para o local. Segundo Airton Engster dos Santos, coordenador do Memorial de Estrela, mesmo após o encerramento das atividades da Farol, em 1990, a gruta e a imagem da santa permaneceram.

Em maio, mais de seis metros de água submergiram a santa, junto a troncos e destroços que devastaram grande parte da região, mas a gruta com a imagem permaneceu intacta. Interpretado também como um sinal divino, o local será o ponto de partida da procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Pela região

A Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida em Westfália também realizará uma celebração. A missa será neste sábado (12/10), às 16h30, com o Padre Rodrigo H. Schneider. A comunidade está em novena em honra a Nossa Senhora do Rosário. No domingo (13/10), às 9h30, ocorrerá a missa festiva na Comunidade Nossa Senhora do Rosário, a matriz.

História de Nossa Senhora Aparecida

Segundo a Diocese, a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida começa em 1717, quando pescadores de Guaratinguetá, São Paulo, encontraram no Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora sem cabeça, que foi posteriormente completada. Após o achado, a pesca foi abundante e a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso por 15 anos. Lá, milagres começaram a ocorrer. A crescente devoção levou à construção de uma capela em 1734 e, mais tarde, em 1834, de uma igreja maior, a Basílica Velha. Com o aumento dos romeiros, foi iniciada, em 1955, a construção da atual Basílica Nova, consagrada em 1980 pelo Papa João Paulo II, tornando-se o maior Santuário Mariano do mundo.

“Os bancos foram revirados, tudo foi arrastado, objetos pesadíssimos, como a pia batismal de mármore, foram deslocados pela força da correnteza. Mas a imagem da Mãe Aparecida permaneceu intacta”

Padre José Augusto Schneider

- publicidade -