Cooperativa Languiru entrega relatório final da auditoria ao Ministério Público

115
Supermercado Languiru de Canabarro receberá unidade do Super Ávila // Crédito: Arquivo FP

Responsável pela auditoria independente sobre a crise na Cooperativa Languiru, a Dickel e Maffi Auditoria e Consultoria entregou, na quinta-feira (31/10) o relatório final sobre os últimos cinco anos de atividades da empresa. Em 73 páginas, o documento aponta responsáveis pela crise e será o início para uma investigação interna. Uma cópia foi entregue ao Ministério Público, que fará uma investigação do caso paralela à da Languiru.

Conforme explica o presidente liquidante, Paulo Birck, as informações serão disponibilizadas aos associados, mas ainda sem os nomes dos envolvidos. “Aparecem muitos nomes, matrículas, mas precisamos entender se esse associado não foi usado de forma irresponsável por outra pessoa, que também terá que ser chamada”, explica.

O Ministério Público também conduzirá uma investigação, pois a crise envolve também empresas que eram contratadas pela cooperativa. “Há empresas que validaram informações em lotes que nem estavam ativos. Podem se recusar a nos responder, mas ao MP, não tem como. São questões de responsabilização civil e criminal”, aponta Birck.

Segundo o presidente, a expectativa é definir, nesta semana, a melhor forma para que os associados tenham acesso ao documento. O mais provável é que ele seja disponibilizado dentro da cooperativa, em horário agendado, sem a possibilidade de fotografar ou fazer outros registros.

Concluída a investigação interna, espera-se que a apuração esteja finalizada até a próxima assembleia, em março de 2025, quando os nomes dos envolvidos devem ser divulgados.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui