Teutônia registra três focos do mosquito Aedes aegypti em outubro

498
Município tem 75 armadilhas espalhadas em pontos diferentes / Crédito: Evandro Borba - Divulgação

A primavera está aí e o verão já deu seus primeiros sinais com o calorão intenso registrado nas últimas semanas. A soma do calorão e das pancadas de chuva intensas traz consigo novamente as condições necessárias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

A prevenção é a ação mais eficaz contra os focos de mosquito, e a Vigilância Sanitária de Teutônia já toma ações neste sentido. No mês de agosto, as ações começaram e não houve registro de focos de ovos ou larvas. Em outubro, a situação mudou: Das 75 armadilhas (ovitrampas) instaladas em pontos diferentes, três pontos positivaram para a presença de ovos do Aedes aegypti. Os focos foram nos bairros Alesgut, Canabarro e Teutônia. O fato acende um alerta para a Vigilância e a população.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba, explica que a cidade tem um laboratório próprio para trabalhar os materiais coletados. Pelo menos quatro profissionais analisam as amostras, garantindo a confiabilidade dos resultados.

Nas ovitrampas, fêmea do mosquito deposita os ovos nas palhetas / Crédito: Evandro Borba – Divulgação

População precisa participar

A fêmea do mosquito tem suas preferências ao depositar os seus ovos. Locais com água parada e limpa são os mais adequados. Durante o seu tempo de vida, cerca de 42 dias, a fêmea consegue depositar pelo menos 150 ovos. E ela nunca deposita seus ovos no mesmo local.

Já deu para notar que a fêmea do mosquito, que também transmite outras doenças como Zika e Chikungunya, é esperta e rápida. A orientação é que a população esteja vigilante em suas residências, eliminado todo e qualquer material, recipiente ou local em que a água possa ficar armazenada. Evandro comenta que até mesmo em folhas e flores a água fica depositada e apta para a fêmea depositar ovos.

Fique atento aos sinais

Diante dos primeiros sinais como dores das articulações, atrás dos olhos e febre, a orientação é ir a uma Unidade Básica de Saúde. A emergência do hospital não deve ser procurada. Em Teutônia, após as 22h, o atendimento é oferecido pelo PA+, localizado no Bairro Canabarro. Atenção também às medicações, que devem ser utilizadas sob prescrição médica, pois algumas podem agravar o quadro do paciente em caso de dengue hemorrágica.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui