CoopeCT retoma atividades e elege nova diretoria

109
Diretoria, associados e lideranças participantes do evento / Crédito: Shana Müller

A Cooperativa dos Estudantes do Colégio Teutônia – CoopeCT realizou uma assembleia neste mês de novembro para marcar a retomada das atividades após um período sem atuação. Na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária foi realizada a apresentação dos resultados sociais e econômicos da cooperativa e a eleição do Conselho de Administração e Conselho Fiscal para o exercício 2024 – 2025.

A presidente interina, Luana Feine Brune, e a vice-presidente interina, Maria Valentina Müller Vogel, conduziram vários momentos, entre eles a reforma do estatuto e a aprovação da nova logo de identificação da CoopeCT.

Presidente e vice com diretor, coordenação e professores / Crédito: Luciana Brune

Após a votação de todas as etapas legais para continuidade dos trabalhos, foi apresentada a chapa para a eleição da nova diretoria, o plano de gestão do grupo e, na sequência, realizada a eleição.

Os trabalhos da cooperativa reiniciaram com 70 associados. Estes puderam votar com os cartões em mãos e aprovaram a nova diretoria. A estudante Luana, do 7º ano do Ensino Fundamental, foi eleita presidente.

O trabalho de orientação é feito pela professora Angelita Lohmann, que acompanhou os estudantes em toda etapa anterior à assembleia e nas formações realizadas ao longo do ano. Ocorre o suporte do professor Everaldo Maraini, da assessoria pedagógica da Sicredi Ouro Branco RS/MG, e da coordenadora geral do Programa Cooperativas Escolares, Amábile Tolio Boessio.

Assembleia ocorreu no auditório do CT / Crédito: Luciana Brune

Angelita se emocionou ao falar do trabalho e da evolução que percebe nos estudantes ao longo da caminhada prática com as cooperativas escolares. “Uma cooperativa escolar é um laboratório de desenvolvimento, não só dos alunos na parte pedagógica, mas como seres sociais, que passam a olhar para o lado, enxergar problemas e tentar resolver juntos. Eles percebem que têm possibilidade de melhorar ao menos um pouco o ambiente em que vivem”, ressalta, afirmando que esta retomada precisava acontecer na escola.

O diretor Mauro Alberto Nüske falou da importância do cooperativismo e associativismo para a Instituição Colégio Teutônia, que nasceu a partir de um grupo de pessoas da comunidade que sentiram necessidade de contribuir para a aprendizagem dos seus filhos, engajando-se no processo. “O cooperativismo é uma marca do município e os jovens precisam aprender a trabalhar em conjunto, assim teremos melhores lideranças para conduzir o futuro das nossas instituições”, enfatizou.

O presidente da Sicredi, Neori Ernani Abel, expressou sua alegria e destacou a importância do trabalho realizado com as cooperativas escolares. Elogiou a condução dos trabalhos da assembleia, que definiu como exemplar para muitas cooperativas compostas por adultos. Parabenizou a escola e os estudantes pela retomada dos trabalhos.

A presidente eleita, Luana Feine Brune, expressou sua alegria pela oportunidade de representar a cooperativa e seus associados, agradeceu pela confiança dos colegas de diretoria e afirmou que a gestão se dedicará para fazer um ótimo trabalho. “Será um ano de muitos aprendizados, temos a necessidade de atuar bastante para marcar a retomada e tenho certeza que vai dar tudo certo”, disse.

Além das autoridades citadas, o evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas a secretária municipal de Educação, Andréia Luísa Luersen, os gerentes de agência Jairo Sperotto e Tacely Pedron e o presidente do Siticalte, Roberto Müller, entre outras lideranças.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui