Viagem à praia da Apae realizará um sonho conjunto

199
Faders utiliza cadeiras anfíbias para proporcionar banho assistido desde 2012 / Crédito: Gustavo Mansur - Ascom RS - Divulgação

Ir à praia no verão pode ser comum e corriqueiro para famílias, mas e se pensarmos que uma ida ao mar não é privilégio de muitos? E se somarmos a isso a limitação em movimentos? Pensando por esse outro espectro, a Apae Teutônia sonhou e está prestes a realizar uma viagem inédita para usuários da instituição e seus familiares. E a data já está marcada, dia 18 de dezembro. Mais de 120 pessoas (alunos, familiares e equipe) vão curtir um dia inteirinho de praia e mar.

A iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência. Raquel Brackmann, diretora da escola, diz que o plano veio de uma inquietação dela mesma, pois via outras crianças e jovens falando sobre as rotineiras férias na praia, sendo que alguns dos alunos da Apae sequer conhecem o mar.

A inquietação tornou-se uma meta a ser atingida por toda a equipe. A concretização está prestes a acontecer e, na próxima quarta-feira, o destino está definido: a praia de Arroio do Sal. A escolha considerou a facilidade de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, já que a pousada parceira da Apae fica em frente ao mar.

O sonhado mar

O encontro dos alunos cadeirantes com o mar será garantido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). A fundação cederá cadeiras anfíbias, desenvolvidas com rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e que a pessoa flutue no mar.

A expectativa é grande, tanto por parte dos alunos, que constantemente perguntam sobre a data da viagem, quanto dos profissionais da Apae, que se preparam para vivenciar momentos especiais junto com eles.

Para viabilizar a viagem, a Apae tem o apoio de diversos parceiros, incluindo a comunidade, as famílias dos alunos e a diretoria voluntária da instituição. A arrecadação de fundos foi realizada através de doações, contribuições das famílias e um carnê para facilitar o pagamento.

Raquel destaca a importância da iniciativa, afirmando que a viagem é um presente de Natal para muitos. Ela ressalta que a alegria dos alunos é a maior recompensa para a equipe, que se dedica a proporcionar momentos especiais e oportunidades de desenvolvimento para as pessoas com deficiência.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui