Languiru apresenta os vencedores do primeiro leilão reverso

1049
Crédito: Cooperativa Languiru / Divulgação

Encerrou em 29 de novembro o prazo para apresentação de propostas ao primeiro leilão reverso da Cooperativa Languiru. Nesta etapa do processo de liquidação extrajudicial da cooperativa, as empresas Cerealista Rigon Ltda. e Cerealista Rigon & Ceretta Ltda. sagraram-se vencedoras, oferecendo 82% de deságio para recebimento dos créditos.

O leilão, feito conforme as disposições do Plano de Pagamento de Credores, tem como objetivo viabilizar o pagamento antecipado aos credores do grupo 2, mediante concessão de um percentual de deságio maior do que o estipulado, que originalmente é de 75%.

O saldo de R$ 151 mil foi direcionado para a realização do leilão reverso na rodada de pagamentos feita em 10 de outubro, permanecendo no Fundo Disponível para Liquidação (FDL) até o momento. O valor foi utilizado para o pagamento parcial dos créditos das empresas vencedoras no dia 10 de dezembro.

Detalhes sobre o leilão e regras de participação

A participação no leilão é direcionada aos credores com créditos de até R$ 1 milhão que já tenham aderido ao Plano de Pagamento de Credores. Os lances foram baseados em deságios superiores a 75% do valor do crédito, e as ofertas vencedoras foram as que ofereceram o maior percentual de deságio. Como houve empate, um rateio proporcional foi aplicado, nos termos do edital.

O leilão reverso é uma das medidas adotadas pela cooperativa para atrair os credores a aderirem ao Plano de Pagamento, destinando 20% do valor das rodadas trimestrais de pagamento para este fim.

Segundo leilão

De acordo com Gustavo Marques, superintendente Administrativo, Comercial e Financeiro da Languiru, por serem duas empresas vencedoras do primeiro leilão, há um saldo residual que será quitado em 10 de janeiro de 2025, com a segunda rodada de pagamentos.

“Teremos o valor do segundo leilão apenas após a apresentação do valor total da rodada de pagamentos de janeiro e a quitação do saldo residual destas duas empresas vencedoras. Assim, acreditamos que na segunda quinzena de janeiro tenhamos o edital do segundo leilão publicado, com indicação do valor e datas”, afirma. Os credores interessados no segundo leilão devem, primeiramente, aderir ao Plano de Pagamento de Credores por meio do site oficial da Cooperativa Languiru.

Sobre a quantidade de leilões e o intervalo entre eles, Gustavo afirmou que serão realizados tantos leilões quanto forem possíveis. Eles dependem do volume financeiro disponibilizado pela rodada de pagamentos e das empresas que vencerem os leilões. Isso ocorre pois, eventualmente, pode existir uma sobra de valores caso empresas com créditos menores vençam os futuros leilões.

Explicou que o valor total da dívida e a projeção de redução seguem reduzindo gradativamente, com a adesão das empresas ao Plano de Pagamento de Credores e a realização de pagamentos via rodadas trimestrais. “Teremos um cenário claro e positivo sobre esta redução da dívida total para apresentarmos em nossa Assembleia Geral Ordinária de março de 2025”, finaliza.

Dúvidas sobre o processo de liquidação extraoficial da Languiru podem ser obtidas no site liquidacao.languiru.com.br/duvidas ou pelo e-mail [email protected].

Entenda

Leilão reverso: É uma modalidade que prioriza o credor que conceder um deságio maior do que o previsto a ele no plano. Ou seja: a empresa em recuperação promove um processo competitivo entre seus credores. Quem oferecer o maior desconto em seu crédito terá o pagamento priorizado. A participação dos credores é opcional.

Deságio: Corresponde à diferença entre o valor do crédito relacionado para o credor e a proposta de pagamento. Após a adesão do credor ao plano e aceite ao deságio, estes valores não mais serão devidos. Caso o credor não aceite este deságio, não ingressará nas rodadas trimestrais de pagamento, sendo que não existe, atualmente, um cronograma e/ou possibilidade de realização desses pagamentos.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui