Encantadense encerra temporada com o 5º lugar na Stock Series

Desde pequeno no automobilismo, Guto Rotta é um dos destaques na modalidade

1206
Ao lado da família, Guto realiza seu sonho de criança no automobilismo / Crédito: Divulgação

A temporada de 2024 da Stock Series foi finalizada com a última etapa do ano, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo na sexta-feira, sábado e domingo (13, 14 e 15/12). As três corridas da Super Final definiram os pódios e garantiram a 5ª colocação no ranking geral para o piloto encantadense da Garra Racing, Guto Rotta.

Na primeira corrida, no sábado, Rotta ficou com a terceira posição geral, atrás apenas do campeão da temporada, também gaúcho, Arthur Gama. Além disso, Guto venceu a corrida na categoria Rookie, destinada a pilotos que nunca foram campeões da categoria ou que ainda não chegaram entre os cinco primeiros gerais da competição.

Na segunda corrida do fim de semana (primeira do domingo), Guto terminou no 4º lugar, atrás de Pipe Barrichello Bartz (1º), Arthur Gama (2º) e Alfredinho Ibiapina (3º). Na categoria Rookie, o encantadense ficou com a 2ª posição (o vencedor foi Alfredinho Ibiapina e Akyu Myasava ficou em 3º).

Para encerrar, na última corrida da temporada, Guto Rotta ficou com o pódio mais uma vez. A 3ª posição geral garantiu mais um 2º lugar em sua categoria. Na geral, ficou atrás apenas de Arthur Gama (1º) e Enzo Bedani (2º).

Na somatória de pontos totais do ano, os resultados definiram a 5ª colocação geral para Guto Rotta, um excelente resultado para o piloto estreante na modalidade. Com 270 pontos, Rotta ficou atrás de Arthur Gama (1º), com 415 pontos, Enzo Bedani (2º), com 354 pontos, Gustavo Frigotto (3º), com 295, e Felipe Barrichello Bartz (4º), com 285 pontos. Guto ficou com a melhor classificação entre os estreantes. Na categoria Rookie, foi o vice-campeão, atrás de Enzo Bedani.

Para Rotta, o fim de semana e a temporada foram sonhos que se tornaram realidade. “A última etapa da minha estreia na Stock Series foi incrível. Nesse ano, posso dizer que tive resultados muito bons, alguns nem tanto, mas faz parte do aprendizado. Estou muito feliz de ter chegado na Stock Series e poder completar a temporada”, afirma.

Para 2025, Rotta pretende continuar na Stock Seriese almeja o título da competição. “Os treinamentos começam em janeiro, quando focarei em treinos físicos e estudos de corridas de 2024 para começar voando”, pontua.


Inspiração de casa
A paixão pelo automobilismo surgiu desde cedo e dentro de casa. Foi inspirado por seu pai, Paulo Henrique Rotta, que também é um apaixonado por esportes motorizados e sempre o incentivou a pilotar. “O que fez com eu me encantar pelo esporte foi estar envolvido desde pequeno. Meu pai corria de motos e carros. Acompanhei a parte em que ele andava de carros, não profissionalmente, mas com 10 anos ele me colocou no kart, e com isso, quis seguir e formar minha carreira”, relembra.

Com 22 anos de idade, ele se dedicou ao kart dos 10 aos 15 anos e, depois, foi para o Turismo 1.4. Aponta que sempre andou em carros de tração dianteira e pneus radiais, por isso precisou se adaptar a modelos bem diferentes neste ano. “A tração traseira, os pneus slick são totalmente o contrário do que estava acostumado. Porém, como eu amo o esporte e desde muito novo sou apaixonado, me esforcei e estou realizando o sonho”, comenta Guto.

Rotta ainda foi campeão Brasileiro de Turismo 1.4; por três vezes conquistou as 12 horas de Tarumã e venceu sete campeonatos estaduais.


Destaques gaúchos
O Rio Grande do Sul foi muito bem representado nesta temporada da Stock Series. Além das boas corridas e resultados de Guto Rotta, o vencedor, Arthur Gama, é natural de Porto Alegre e conquistou nove vitórias em 18 provas e 15 pódios no calendário (50% de vitórias). Além da taça no âmbito esportivo, o jovem de apenas 18 anos assegurou o prêmio de R$ 2,5 milhões. Tudo isso permite que o piloto estreie na Stock Car Pro Series em 2025.

Sobre a Stock Series
A Stock Series é uma competição de automobilismo brasileira, na qual carros de turismo modificados competem em circuitos fechados e, às vezes, de rua. Os veículos são baseados em modelos de produção, com ajustes no motor e nos chassis para melhorar o desempenho.

São três dias de corridas: no primeiro ocorrem as classificatórias (que definem as posições de largadas e tempos); no segundo, a primeira corrida oficial e; no último dia, são realizadas as duas corridas restantes.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º – 415 pontos – Arthur Gama

2º – 354 pontos – Enzo Bedani

3º – 295 pontos – Gustavo Frigotto

4º – 285 pontos – Felipe Barrichello Bartz

5º – 270 pontos – Guto Rotta

- publicidade -