Herbi Hörlle, um dos pioneiros no plantio direto na região, foi reconhecido e homenageado nessa quinta-feira (20/2) na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Paverama. A moção de congratulações foi sugerida pela vereadora Ana Sirlei Vargas (MDB), considerando a contribuição significativa do produtor rural na implantação deste método, que começou a ser adotado em meados de 1990.
Na tribuna, a edil reconheceu o trabalho de Hörlle em prol do Município e da agricultura. “É uma pessoa que inspira muitas outras. Eu, que conheço seu trabalho já há 25 anos de Prefeitura, tenho muito orgulho de vir aqui, dizer que você é um grande amigo, e lhe homenagear: pelo seu otimismo, pela sua força e pela sua garra”, reforçou.
Saudando parceiros do Clube Amigos da Terra, que também prestigiaram a homenagem, Hörlle lamentou o fato de que poucos paveramenses deram sequência ao plantio direto na palha. “O resultado está aí: a terra até hoje produz o que antes nunca produzia. Eu comecei a plantar milho e colher de 40 a 50 balaios por hectare. Depois foi para mais ou menos 100 balaios. Hoje, já passamos de 200”, recordou.
O produtor paveramense perdeu a perna em um acidente de trator. Mesmo assim, deu sequência ao seu trabalho. “Só adubo e calcário não resolve o plantio direto. É preciso ter matéria orgânica. Com o Clube Amigos da Terra, sempre viajamos atrás de novidades”, destacou, considerando o grupo como uma segunda família.
Herbi Hörlle nasceu em Taquari e foi criado em Morro Bonito (Paverama). É casado com Lori Hörlle e tem 86 anos de idade.
História do plantio direto na Folha Popular
Na edição de 8 de fevereiro, a Folha Popular deu destaque ao trabalho desempenhado por Herbi Hörlle e Nelson Redecker no plantio direto, uma técnica inovadora e promissora, bem como na fundação do Clube Amigos da Terra, um espaço onde os produtores se reuniam mensalmente para discutir as vantagens e desafios da prática.
