Câmara de Vereadores de Estrela dribla adversidades para manter os trabalhos após enchente

369
Plenário da Câmara foi completamente destruído - Crédito: Rudimar Thomas / Especial FP

Mesmo com a sede da Câmara de Vereadores de Estrela gravemente afetada pelas enchentes de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024, os trabalhos legislativos não pararam. Segundo o presidente da Casa, Ernani de Castro (MDB), a primeira cheia já havia danificado a parte térrea do prédio, mas a inundação do ano passado atingiu até o andar superior, levando materiais, documentos e equipamentos recém-adquiridos.

“Estávamos em plena reforma. Já tínhamos feito pintura, comprado som, carpete… E veio a segunda enchente, levando tudo. A água passou das janelas na parte de cima”, relata Castro. O plenário está completamente inutilizado. Arquivos e documentos estão espalhados para tentar restaurar o que é possível.

Mesmo com as instalações comprometidas, a Câmara optou por não focar na reconstrução imediata. “Devolvemos mais de R$ 500 mil ao Executivo para compra de terrenos para famílias atingidas. Não achamos justo reformar a Câmara enquanto pessoas não tinham onde morar”, explica o presidente.

Atualmente, as sessões ocorrem de forma provisória no antigo prédio da Polar (Ceitec), em frente à praça central, sem presença de público devido às limitações do espaço. A previsão é que, com a licitação agendada e apoio de recurso de R$ 150 mil da Defesa Civil Nacional, a sede oficial esteja reformada nos próximos meses.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui