
O município de Poço das Antas celebra seu 37º aniversário nesta segunda-feira (12/5).
Com uma perspectiva de quem viveu Poço das Antas desde antes de sua emancipação, o prefeito Glicério Ivo Junges reflete sobre as profundas transformações na cidade ao longo das décadas. Lembra das estradas rurais precárias, sem nenhum pavimento, exigindo manobras para passagem dos veículos. A telefonia era rudimentar e o sinal de TV era praticamente inexistente. A comunicação era tão limitada que um simples contratempo podia resultar em ficar isolado e sem contato com a família.
Porém, desde a emancipação, a cidade cresceu, especialmente com a chegada de calçamento, e, em 2012, do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru.
Glicério, que ajudou a fundar uma comissão local de saúde e a obter recursos para o primeiro posto de saúde em 1987, lamenta não ter integrado formalmente a comissão de emancipação. Sua entrada na política ocorreu tardiamente e de forma relutante, ganhando a eleição em 1996 por falta de candidatos para a oposição, situação que se repetiu recentemente, no pleito de 2024.
Ele destaca que as administrações municipais sempre foram bem administradas e enxutas, sem deixar dívidas entre prefeitos. Da mesma forma, sua gestão adota uma postura financeira cautelosa, focando em “fazer caixa” devido à arrecadação reduzida.
Desafios e oportunidades
Os principais desafios atuais estão ligados à economia e à infraestrutura. O fechamento do frigorífico é um obstáculo significativo, pois gera incerteza e dificulta a atração de novas empresas, que temem perder funcionários caso o frigorífico reabra. Porém, Junges vê a reabertura como crucial para mudar essa perspectiva. “No passado, o frigorífico recebeu todas as apostas, deixando a agricultura em segundo plano, o que agora está sendo corrigido com incentivo à produção primária e diversificação, como a fruticultura”, aponta.
Glicério também vê perspectivas de melhoria na infraestrutura. Estão previstos investimentos em pavimentação em Santa Inês e Boa Vista e a reconstrução da ponte levada pela enchente, com a abertura de edital na próxima terça-feira (13/5).
Demais projetos incluem a construção de um novo posto de saúde menor, financiado com recurso federal, que abrigará especialidades como odontologia, psicologia, fisioterapia e psiquiatria. Ele também busca recursos para a reconstrução da ponte próxima ao Cafundó, também danificada, bem como para a nova pinguela perto do campo de futebol.
Outra adversidade é o antigo hospital, cujo telhado está deteriorado. O espaço foi oferecido gratuitamente para quem quisesse investir no local. Glicério sugere um lar de idosos, dada a crescente população idosa no município. Enquanto isso, o Executivo planeja o reparo do telhado da ala antiga. Para ele, é uma pena que o espaço esteja sendo consumido pelo tempo.
Na educação, o prefeito destaca que a cidade tem ocupado as primeiras colocações no Vale do Taquari e no estado, especialmente em índices de alfabetização e qualidade escolar. Por outro lado, a redução no número de alunos e o fechamento de escolas, como ocorreu recentemente com a Eeem Valentim Schneider, são fatores preocupantes.
Felizmente, o Município aproveitará a oportunidade e a cedência do prédio pelo Estado para promover atividades comunitárias, como encontros de idosos, aulas de informática, academia ao ar livre e área de lazer.
Glicério expressa gratidão pela colaboração da comunidade, que entende as dificuldades, especialmente após o fechamento do frigorífico, e ajuda a administração a “tocar em frente”, contribuindo para o crescimento de Poço das Antas.
História
A pequena cidade de 2,2 mil habitantes e 67,618 quilômetros quadrados já pertenceu aos municípios de Porto Alegre, Triunfo e Montenegro. Quando Salvador do Sul se emancipou de Montenegro, em 1962, Poço das Antas foi incluído.
Vinte e seis anos depois, em 10 de abril de 1988 ocorreu um plebiscito sobre a emancipação da cidade. Dos 917 eleitores presentes, 820 disseram “sim”. Após árduo trabalho da comissão em parceria com Arno Carrard, advogado voluntário de mais de 200 emancipações no RS, em 12 de maio de 1988, através da lei nº 8.630, o governo do Estado declarou a criação do Município de Poço das Antas.
Após a emancipação, Boa Vista, então pertencente a Barão, optou integrar Poço das Antas em 1991.
Celebração
Em comemoração ao aniversário da cidade, o mês de maio terá uma programação especial e diversificada para ressaltar a história e o desenvolvimento da cidade. A comunidade é convidada a prestigiar uma série de eventos, que abrangem desde a agricultura até a cultura e o bem-estar.
As festividades tiveram início nessa quarta-feira (7/5), com o 2º Seminário Regional de Fruticultura Diversificada, realizado na Sociedade Esperança. O evento reuniu produtores e especialistas para discutir as novidades e desafios do setor.
Na quinta-feira, a cultura e a arte fotográfica ganharam destaque com a premiação do 4º Concurso Fotográfico “Motivos para celebrar Poço das Antas”. A iniciativa celebra os olhares que capturam a beleza e a essência da cidade. O 1° lugar foi para “Pequena Constelação”, de Tatiane Ertel Richter; o 2° lugar, para “Quando o sol abraça a natureza”, de Fernanda Elise Klein. A terceira posição ficou com “Os saberes passados de geração em geração: celebrando a cultura da agricultura familiar”, de Maria Angélica Griebler. O 4° lugar foi para “No Caminho da Fé”, de Rodrigo da Costa Brochier – a imagem foi escolhida por voto popular através do Facebook.
Também na quinta ocorreu encontro com o grupo de idosos do Cras. Na oportunidade, o presidente da comissão emancipatória e primeiro prefeito de Poço das Antas, Sílvio Pedro Schmitz, apresentou uma retrospectiva dos desafios e conquistas em todo o processo de emancipação. Foi um belo momento de valorização de todos que estiveram à frente e ainda contribuem para uma cidade cada vez melhor.
Na próxima segunda-feira (12/5), feriado em Poço das Antas, os vereadores realizarão sessão solene para homenagear o município. O evento ocorrerá às 14h no Auditório Municipal.
No mesmo dia, a comunidade está convidada a celebrar o Aniversário da Família Poçoantense, a partir das 15h na Praça Municipal. A proposta é promover um momento de união e confraternização. Haverá apresentações culturais, Bandinha Municipal, show de mágica e intervenções artísticas, perna-de-pau, pintura facial e brinquedos infláveis, além da Feira do Produtor e Espaço da Saúde. No local serão comercializados bebidas e alimentos e haverá ervateira à disposição.
No dia 15, o foco se volta para a educação financeira, com o 5º Seminário Regional de Educação Fiscal, às 8h no Auditório Municipal. O evento visa promover a conscientização sobre a importância da participação cidadã na gestão pública.
Encerrando as celebrações em grande estilo, no dia 25 de maio, a adrenalina e o contato com a natureza tomam conta da cidade com a 4ª Rústica e Caminhada de Poço das Antas. A largada está prevista para as 8h, partindo da Praça Municipal.