Vereadores de Teutônia destacam ações de combate à dengue

80
Crédito: Lucas Leandro Brune

A sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia, realizada na terça-feira (6/5), teve forte apelo para o combate à dengue. O vereador Moisés Bageston Cardozo (PSD) alertou para os 157 casos já registrados no município e destacou medidas adotadas pela administração municipal.

“As dores são intensas, a sensação é horrível e não há remédio específico. A prefeitura, com as secretarias de Agricultura, Saúde e Obras, agiu rápido e já adquiriu um pulverizador para larvicida, algo pioneiro no Vale do Taquari”, explicou Moisés. Ele também incentivou municípios vizinhos, como Paverama, a seguirem o exemplo.

Moisés Bageston Cardozo / Crédito: Lucas Leandro Brune

Nerci Engelmann (MDB) falou sobre a compra do pulverizador pelo Executivo para pulverizar larvicida biológico nas regiões mais afetadas com casos de dengue. “Os apicultores, o veneno não faz mal para as abelhas”, esclareceu.

Nerci Engelmann / Crédito: Lucas Leandro Brune

Mão única

Moisés também anunciou que a Rua Dom Pedro II será mão única na quadra entre as Ruas Capitão Schneider e Tiradentes, passando em frente ao Sicredi, lojas, escritórios e academia. “Será mão única para tentar facilitar o fluxo de pessoas e de veículos, porque estava bem complicado”, aponta.

Pedágios

A vereadora Neide Jaqueline Schwarz (PSDB) reforçou seu posicionamento contra a instalação dos 24 pórticos (free flow) de pedágio no Bloco 2, que também atinge o Vale do Taquari. Avaliou como produtiva a audiência pública realizada na segunda-feira (5/5). Afirmou que pelos os cálculos apresentados, o governo estadual teria condições de realizar todas as obras com recursos próprios.

Neide reafirmou que continuará mobilizada e criticou duramente o modelo de concessão. “Desde o início me disseram para desistir, mas essa palavra não faz parte do meu vocabulário. Estamos vendo tarifas serem reduzidas por pressão popular, e continuaremos firmes”, assegura.

“Muitas vezes tenho nojo de político que é puxa saco, que usa a política para conseguir cargos para parentes e amigos incompetentes – tais cabides de emprego. E o governador continua insistindo em pedagiar o Vale. Tenho vergonha por tabela. Sábado me perguntaram se precisariam pagar pedágio para ir na oncologia? Vê se não dá vergonha dessas propostas indecentes dos nossos políticos”, complementa.

Neide Jaqueline Schwarz / Crédito: Lucas Leandro Brune

Demandas

Milton Stahlhöfer (PL) pediu informação sobre como estão os programas de benefício para os agricultores. Também comentou suas indicações para melhorias em praça do Bairro Boa Vista e reforçou convites para festas das comunidades.

Milton Stahlhöfer / Crédito: Lucas Leandro Brune

Valdir Amaral (PSD) defendeu melhorias no posicionamento da Saúde e agradeceu empresários pelo emprego e renda gerados. “Conversem com secretário, subsecretário e funcionários. A fila é grande. Não vamos resolver falando mal. Só vamos resolver juntos. A Saúde não é brincadeira. Não vou ‘rasgar saia’ para ninguém. Quero ajudar população. Chegar no local e não ser atendido é omissão de socorro, ainda mais quando lida com dinheiro público. Atenda a pessoa. O meu comprometimento com todos vereadores, vamos juntos. Não adianta vir brigar e discutir”, disse.

Valdir do Amaral / Crédito: Lucas Leandro Brune

Nerci Engelmann (MDB) celebrou avanços na pavimentação de ruas, a entrega de 240 chromebooks para professores e as obras do novo posto de saúde do Bairro Canabarro, previsto para ser entregue em 2026. Destacou o trabalho dos Bombeiros Voluntários e da APDL na implantação da tubulação para futuro tratamento de esgoto.

Hélio Brandão (PSDB) declinou uso da tribuna, mas falou em aparte concedido por Nerci Engelmann. Pediu melhorias em vias deterioradas (Alfredo Closs e 31 de Março), comentou o novo horário do CAS e criticou a ida de vereadores direto nas secretarias. “Vereador entrar com munícipe em sala de secretário acho ridículo. Não é justo!”, comentou.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui