O Município de Imigrante comemorou seus 37 anos de emancipação com uma programação especial voltada à cultura, música e integração da comunidade. As celebrações ocorreram de 8 a 11 de maio, no Ginásio Municipal, com diversas atrações gratuitas.
O Secretário de Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, Charles Porsche, destacou que o evento comemorativo foi planejado para o ano de 2024, mas, infelizmente, não pode ser realizado por conta da enchente que atingiu a região.
Os três primeiros dias da programação foram viabilizados por meio de um projeto cultural executado por uma produtora, pelo projeto de Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Já o Show da Família, do Grupo Popular de Comunicação, contou com o apoio financeiro, tanto da administração municipal quanto de empresas privadas parceiras. Charles enfatizou o empenho da gestão na busca por projetos culturais como forma de reduzir ao máximo os gastos do caixa próprio. O evento era gratuito para toda a comunidade.
O secretário destacou a presença de grupos folclóricos como o Gemp e o Sonnenlicht. “Não houve apenas conjuntos musicais. Por exemplo, o Grupo Gemp, de Crissiumal, fez uma apresentação com danças folclóricas de diversos países. Isso é muito bonito também”, afirma.
Além do público presente nas atrações, o evento movimentou restaurantes e estabelecimentos turísticos da cidade tiveram alta procura. Muitos visitantes organizaram o dia para almoçar em Imigrante e, na sequência, aproveitar as atrações gratuitas no Ginásio Municipal.
O comércio também se beneficiou da comemoração: houve venda de artesanato, comidas e bebidas durante a programação.
As festividades iniciaram na quinta-feira (8/5) com a apresentação do espetáculo Fantomania – Teatro de Bonecos, integrando a parte cultural da 4ª Expofesta, promovida pelo Pró-Cultura RS. À noite, o público prestigiou as apresentações da Orquestra Municipal de Imigrante, da banda Tchê Guri e do grupo La Montanara, todos também inseridos na programação cultural.
Na sexta-feira (9/5), o destaque da tarde foi o tradicional Baile da Terceira Idade, animado pelo grupo JD e Companhia. À noite, a Orquestra Jovem de Imigrante subiu ao palco, seguida da cerimônia oficial de abertura das comemorações. Logo após, as atrações musicais continuaram com os shows das bandas O Bando, Alpha Rock e Vera Loca.
No sábado ocorreu o Encontro de Soberanas, que reuniu 17 municípios no Convento São Boaventura. Elas visitaram empreendimentos, participaram de palestras e passaram pelo evento.
A partir das 16h, o público acompanhou apresentações culturais e musicais, incluindo o Grupo Gemp, o Grupo de Danças Alemãs Sonnenlicht e bandas como Acústica Rock, Fox Hunters, Gauchada Galponeira, Inês Rizzardo e Banda GDÓ.
No domingo, a festa ficou por conta do Grupo Popular, com a realização do Show da Família. Cinco conjuntos musicais animaram a tarde, além do músico Guilherme Mecca e da apresentação do DJ Bottezzini nos intervalos.
A 4ª Expofesta foi uma realização da CIC e da Prefeitura de Imigrante.

encantou os pequenos

atraiu grande público
