Método desenvolvido na Certel é premiado em conferência global

Pesquisa propõe nova abordagem para promover os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas cooperativas brasileiras

86
Pesquisadores Deivid Ilecki Forgiarini, Cinara Alves e Alexandre Garcia receberam a premiação durante o evento em Montreal / Crédito: Divulgação

Uma metodologia desenvolvida a partir de uma experiência aplicada na Certel foi reconhecida como referência internacional em pesquisa sobre desenvolvimento sustentável. O trabalho recebeu o prêmio Anna Maria O’Neil, concedido pelo Grupo de Trabalho Interagências das Nações Unidas sobre Economia Social e Solidária. A entrega ocorreu na 5ª Conferência Global de Pesquisa da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), realizada em Montreal, no Canadá.

O artigo premiado, intitulado “Building a method for the promotion of the 17 SDG in Brazilian cooperatives” (“Construindo um método para a promoção dos 17 ODS em cooperativas brasileiras”), foi elaborado pelos pesquisadores Deivid Ilecki Forgiarini (Ufac), Cinara Alves (Escoop/UFRGS), Alexandre Garcia (pesquisador independente) e Vilmar Moreira (PUC-PR). A pesquisa apresenta uma metodologia inédita voltada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cooperativas brasileiras, com foco central na participação ativa dos cooperados no processo decisório.

De acordo com o professor Deivid Forgiarini, a proposta se destaca por articular teoria e prática, de forma a estruturar uma base científica sólida. “Com o apoio total da Certel, aplicamos a metodologia diretamente no cotidiano da cooperativa. O que temos hoje é uma ferramenta validada na prática, criada a partir da realidade dos cooperados”, afirma.

O método propõe uma mudança fundamental na forma como as cooperativas pensam sua atuação em sustentabilidade. Em vez de partir exclusivamente da visão da gestão, a pesquisa promoveu uma escuta ativa dos associados, que, nas cooperativas, também são donos do negócio.

Foram ouvidos 381 cooperados, com amostragem representativa quanto a território, gênero, idade e ocupação. A partir desse material, a equipe de pesquisadores construiu indicadores capazes de orientar políticas sustentáveis com base nos 17 ODS da ONU.

“A principal inovação é fazer o cooperado participar ativamente das decisões sobre o futuro da cooperativa. O que ele acha, o que ele quer, também precisa estar na equação”, explica Forgiarini. Segundo ele, na combinação entre a visão da gestão e a visão do associado surgem direcionadores muito mais legítimos para a atuação cooperativa.

Interesse mundial

Além da escuta ativa, a metodologia integra ferramentas estatísticas, análise de dados e softwares de apoio para transformar percepções em estratégias. O processo resultou em uma matriz de análise replicável, que já começa a despertar o interesse de cooperativas de outros países. “A Certel é o nosso case e, agora, é levada para o mundo. Já recebemos contatos de fora interessados em conhecer essa metodologia”, destaca o professor.

O trabalho, ancorado na identidade cooperativista e nos princípios da sustentabilidade integrada, foi reconhecido como o melhor artigo da categoria Economia Social e Solidária para a promoção do desenvolvimento sustentável. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que só foi possível graças à parceria com a Certel”, comemora Forgiarini. Para o pesquisador, a experiência mostra que, quando há diálogo entre a academia e as cooperativas, quem ganha é a sociedade.

Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, é motivo de muito orgulho para a cooperativa ter contribuído com essa pesquisa. “Esse reconhecimento demonstra a importância da participação dos associados, da inovação e do investimento em educação e conhecimento para gerar impactos positivos. Isso é promover o cooperativismo, seus princípios e valores, dando visibilidade a esse modelo de negócio que, neste ano, foi reconhecido pela ONU como Ano Internacional das Cooperativas. Um modelo econômico e social justo, sustentável e que prioriza as pessoas e seu bem-estar. Esperamos que o estudo impulsione e fortaleça outras cooperativas também. Parabéns a todos os envolvidos por essa conquista”, disse.


- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui